Nesta quinta- feria (06), o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), por meio de sua assessoria de imprensa tornou público, o cancelamento do carnaval de rua na cidade, por conta do avanço dos casos de Covid-19 com a variante ômicron. A decisão de cancelar a tradicional festa foi tomada durante reunião de representantes da prefeitura, com a vigilância sanitária.
Apesar dessa medida preventiva, tomada pelo chefe do poder executivo, os desfiles no Sambódromo do Anhembi ainda acontecerão desde que os integrantes da liga, aceitem seguir os protocolos estipulados, dentre eles a aferição de temperatura, higienização das mãos com álcool em gel, utilização de máscaras. Os desfiles das escolas de samba de SP no Sambódromo do Anhembi, estão marcados para acontecer nos dias 25, 26, 27 e 28 de fevereiro.
ABRE ASPAS PARA O PREFEITO
"Por conta da situação epidemiológica, está cancelado o Carnaval de Rua de SP. Nós vamos sentar com a Liga das Escolas de Samba para combinar um protocolo para a realização dos desfiles no sambódromo. Caso eles aceitem os protocolos, os desfiles serão mantidos", disse o prefeito Ricardo Nunes.
De acordo com Ricardo Nunes a reunião com as escolas de samba deve ocorrer na próxima semana já com a definição dos protocolos sanitários para a realizações dos desfiles.
O QUE DIZ A LIGA - SP (RESPONSÁVEL PELO DESFILE)
Por meio de nota, a Liga-SP afirmou que tem “completa disposição em acatar toda e qualquer recomendação das autoridades de saúde para um Carnaval SP 2022 seguro”.
“Para que os Desfiles das Escolas de Samba de São Paulo aconteçam de forma grandiosa, como tem sido nos últimos anos, nosso principal recurso é humano. A prioridade da Liga-SP sempre foi e continuará sendo preservar vidas e garantir um ambiente seguro para os profissionais do Carnaval e para os sambistas, seja na pista de desfile ou nas arquibancadas do Anhembi”, disse a entidade.
SOBRE A DECISÃO
A decisão anunciada pelo prefeito Ricardo Nunes de suspender o carnaval de rua e manter o desfile no sambódromo do Anhembi é similar a decisão anunciada pela prefeitura do Rio de janeiro que por sua vez optou por manter os desfiles na marquês de Sapucaí mas cancelou quaisquer saída de blocos de rua na capital Fluminense.
Fonte: exame.com
RECOMENDAÇÕES DA VIGILÂNCIA SANITÁRIA DE SP
· Intensificação da vacinação e doses de reforço contra a Covid-19;
· Manter o uso obrigatório de máscaras na comunidade, bem como demais medidas não farmacológicas;
· Higienizar as mãos;
· Etiqueta respiratória;
· Que seja evitada qualquer tipo de aglomeração onde não se possa ter controle sanitário seguro;
· Cancelamento de todas as atividades relacionadas ao carnaval de rua 2022 na capital, bem como atividades que não tenham controle sanitário.
Por fim o secretário Municipal de Saúde de São Paulo Edson Aparecido informou também que por causa das altas dos casos de gripe e covid-19 o passaporte da vacina será exigido na cidade em todos os eventos independentemente do número de participantes.
Matéria: Talles Honorato
Comments