MAX VERSTAPPEN ENTRA NA BRIGA PELO TÍTULO DA F1
- PONTO NEWS
- há 15 minutos
- 4 min de leitura
Verstappen vence e é vice-líder da Fórmula 1. Bortoleto é décimo terceiro colocado. Regra que limitou número de voltas por pneus bagunçou grid e ajudou holandês a tirar 13 pontos do líder do Mundial. Piastri e Sainz completam pódio. Mantendo vivo o sonho do pentacampeonato, Max Verstappen venceu o Grande Prêmio do Catar no domingo (30) após largar em terceiro lugar. O holandês largou na frente de Lando Norris e superou o pole position Oscar Piastri na estratégia. Com isso, a decisão do título fica para o Grande Prêmio de Abu Dhabi, no próximo domingo (7). Piastri chegou em segundo lugar e Carlos Sainz, terceiro colocado. Gabriel Bortoleto foi décimo terceiro colocado. Agora, Lando Norris lidera o campeonato com 408 pontos, contra 396 de Max Verstappen, 12 pontos separam os 2 pilotos. Oscar Piastri caiu para a terceira posição, com 392 pontos, mas ainda tem chance de título. A corrida não teve praticamente nenhuma disputa de posição na pista entre os líderes. Mas o limite de 25 voltas por pneus, para evitar incidentes com a borracha, bagunçou as estratégias e misturou o grid. Foi em um dos pit stops impostos pela medida que Norris acabou saindo do top 3.

Imagem: Clive Rose - Formula 1/Formula 1 via Getty Images
Preso atrás de Sainz e Andrea Kimi Antonelli, da Mercedes, o inglês só subiu para o quarto lugar na última volta. Verstappen assumiu a liderança na segunda parada das McLarens, na volta 45. A equipe quis seguir na pista durante o safety car da volta 7, e só fazer sua primeira troca no vigésimo quinto giro. Com este resultado, Max tirou Piastri da vice-liderança do Mundial e descontou 13 pontos dos 25 pontos de desvantagem em relação a Norris. No fim de agosto, sua diferença para o primeiro lugar chegou a ser de 104 pontos. Bortoleto largou em décima nona, punido por bater em Lance Stroll no Grande Prêmio de Las Vegas. Mantendo a posição na largada, foi beneficiado por um toque de Nico Hulkenberg com Pierre Gasly na volta 7, o mesmo que antecipou o pit stop de Verstappen. Desta forma, o brasileiro subiu para o décimo quinto colocado; parando nas voltas 7 e 32, terminou em décimo terceiro colocado. A Fórmula 1 retorna no próximo fim de semana com a vigésima quarta e última etapa da temporada 2025, o Grande Prêmio de Abu Dhabi.
Resultado:
1. MAX VERSTAPPEN (RBR) – 1h24min38s241
2. OSCAR PIASTRI (McLaren) +7s995
3. CARLOS SAINZ (Williams) +22s665
4. LANDO NORRIS (McLaren) +23s315
5. KIMI ANTONELLI (Mercedes) +28s317
6. GEORGE RUSSELL (Mercedes) +48s599
7. FERNANDO ALONSO (Aston Martin) +54s045
8. CHARLES LECLERC (Ferrari) +56s785
9. LIAM LAWSON (RB) +60s073
10. YUKI TSUNODA (RBR) +61s770
11. ALEXANDER ALBON (Williams) +66s931
12. LEWIS HAMILTON (Ferrari) +77s730
13. GABRIEL BORTOLETO (Sauber) +84s812
14. FRANCO COLAPINTO (Alpine) +1 volta.
15. ESTEBAN OCON (Haas) +1 volta.
16. PIERRE GASLY (Alpine) +1 volta.
Abandonaram: Lance Stroll (Aston Martin), Isack Hadjar (Red Bull), Oliver Bearman (Haas) e Nico Hulkenberg (Sauber).
MOMENTOS-CHAVE
A LARGADA
Piastri reagiu bem e conseguiu seguir na frente os primeiros mtros. Norris, porém, acabou com Verstappen ao seu lado e não conseguiu impedir a ultrapassagem do holandês, que saltou para a vice-liderança. Russell despencou 3 posições, indo de quarto a sétimo posição. O erro beneficiou Antonelli, Sainz e Alonso, que passaram a ocupar o top 6. Mais atrás, Hamilton ganhou 3 colocações, indo de décimo sétimo colocado a décima quarta posição. O brasileiro Gabriel Bortoleto manteve-se em décimo nono colocado. Safety car antecipa pit stops: Enquanto Verstappen seguia próximo de Piastri, a 2s2 do australiano, ele também já abria o dobro do tempo sobre Norris, após 6 voltas. No giro seguinte, porém, Hulkenberg tocou na roda dianteira esquerda de Gasly em disputa pelo nono lugar. O alemão parou na brita da curva 2, abandonando e convocando o safety car. Já o francês seguiu na disputa, trocando os pneus. Para por novos pneus médios, Verstappen entrou nos boxes na volta 8 sucedido por Antonelli, Sainz e Alonso. Já as duas McLarens, também com médios, seguiram na pista. A disputa foi retomada no décimo primeiro giro, com Norris na segunda colocação e buscando a aproximação de Piastri. Piastri ampliou moderadamente a vantagem que tinha sobre Norris, mas na volta 21, começou a se queixar da degradação dos pneus. O australiano visitou os boxes primeiro no vigésimo quinto giro, cumprindo a determinação da Pirelli e da Fórmula 1 para segurança dos compostos. Norris entrou em seguida, retornando atrás do colega e com Verstappen provisoriamente líder, ambos mantendo os pneus médios.
Disputa de estratégia define corrida da McLaren: Enquanto Piastri superava Antonelli na volta 30, Norris seguia em quinto lugar.
Mas a dupla retornou ao top 3 quando todos os carros pararam, entre as voltas 32 e 33, em conformidade com a limitação de giros por pneus. Piastri e Norris apareciam em primeiro e segundo e Verstappen, terceiro. Quatro voltas depois, o inglês pediu que a McLaren checasse o carro por danos após uma escapada na curva 14. Piastri decidiu antecipar seu pit stop e parar após 18 giros nos pneus médios, passando aos duros. Norris visitou a garagem 5 voltas mais cedo que o previsto, na quadragésima quinta volta, fazendo a mesma mudança. Verstappen retornou à liderança provisória, e Piastri subiu para segundo. O inglês saiu dos boxes atrás de Sainz e Antonelli, na quinta colocação. No entanto, os ritmos de Sainz e Antonelli o atrasaram, impedindo que o inglês conseguisse se aproximar do calouro da Mercedes antes do ideal, apenas na última volta. Verstappen, por sua vez, abriu uma larguíssima vantagem de 11 segundos sobre Piastri nos pneus duros, mesmo os compostos sendo dez voltas mais antigos. Para completar a tensão, Hadjar sofreu um furo de pneu na penúltima volta. Porém, não foi necessária a intervenção da direção de prova.
Reportagem: Globoesporte.globo.com
Adaptação: Eduardo Oliveira
Revisão de Texto: Ana Cristina Ribeiro


Comentários