top of page

NOVA PARCEIRA DA FIFA

  • Foto do escritor: PONTO NEWS
    PONTO NEWS
  • 8 de jan.
  • 3 min de leitura

FIFA (Federação Internacional das Associações de Futebol) encerra The Best e terá nova premiação em parceria com Emirados Árabes. Evento passará a ser a única cerimônia oficial de premiação da entidade, reforçando a presença da FIFA no Oriente Médio. A FIFA oficializou um memorando de entendimento com o Conselho de Esportes de Dubai (DSC) para a criação de um novo evento anual de premiação do futebol mundial. O acordo foi formalizado durante a World Sports Summit, realizada em Dubai, com a presença de Gianni Infantino, presidente da Fifa, e do xeque Mansoor bin Mohammed bin Rashid Al Maktoum, presidente do DSC. “Estamos muito felizes em unir forças com Dubai, uma cidade que vive e respira futebol, enquanto desenvolvemos este evento de classe mundial”, afirmou Gianni Infantino, presidente da Fifa. A nova premiação substituirá o The Best, prêmio criado pela FIFA em 2016 e entregue anualmente até 2025. A última edição da cerimônia foi realizada em Doha, no Catar, no dia 16 de dezembro, quando Ousmane Dembélé, do Paris Saint-Germain, e Aitana Bonmatí, do Barcelona, foram eleitos os melhores jogadores do ano nas categorias masculina e feminina. Segundo a FIFA, a partir de 2026 o novo evento passará a ser a única cerimônia anual oficial da entidade dedicada à premiação do futebol mundial. “A partir de 2026, o evento se tornará a única cerimônia anual oficial de premiação da FIFA que reunirá as figuras mais influentes do futebol mundial, celebrando os melhores jogadores, equipes e conquistas do esporte no ano anterior”, informou a entidade em comunicado.

Imagem: Divulgação

O acordo com Dubai reforça a estratégia da FIFA de aprofundar sua relação institucional com países do Oriente Médio. Em 2025, a entidade realizou a Copa Intercontinental no Catar, competição vencida pelo Paris Saint-Germain após a decisão por pênaltis contra o Flamengo. O torneio teve como patrocinadora principal a Aramco, estatal saudita do setor de energia, que também mantém contrato de patrocínio com a FIFA até 2034, no valor de US$ 100 milhões anuais, segundo o jornal britânico The Times. A aproximação com a região também ficou evidente na realização da Copa do Mundo de Clubes, lançada pela FIFA em 2025. O torneio contou com parceria do Fundo de Investimento Público da Arábia Saudita (PIF), enquanto o DAZN, detentor dos direitos globais de transmissão após investimento de US$ 1 bilhão, tem entre seus acionistas o Surj Sports Investment, outro grupo saudita. A Arábia Saudita, inclusive, foi confirmada como sede da Copa do Mundo de 2034. Com isso, o Oriente Médio sediará 2 edições do principal torneio da FIFA em um intervalo de 12 anos, após a estreia da região com a Copa do Mundo do Catar, em 2022. Para os Emirados Árabes Unidos, receber a principal cerimônia anual de premiação da FIFA é visto como uma oportunidade estratégica para fortalecer o turismo, os negócios e o posicionamento do país como polo internacional do esporte.

“Temos o prazer de anunciar este novo acordo, que reforça a cooperação contínua entre nós e reflete a posição de destaque de Dubai no mapa mundial do futebol”, afirmou Al Maktoum. A FIFA informou que detalhes sobre categorias, critérios de indicação, sistema de votação e datas do evento serão divulgados em momento oportuno. Ainda não está definido se todas as categorias do The Best serão mantidas. Entre elas estão o Prêmio Marta, dedicado ao gol mais bonito do futebol feminino, e o Prêmio Puskás, concedido ao gol masculino mais destacado da temporada. “Dubai está comprometida em apoiar o desenvolvimento do sistema esportivo global em geral, e do futebol em particular, e possui todos os elementos necessários para desempenhar esse papel da melhor forma possível, garantindo um impacto significativo dos Emirados Árabes Unidos no esporte mundial”, ressaltou Al Maktoum.

 

Reportagem: Mktesportivo.com

Comentários


bottom of page