top of page

TRUMP E MARIA CORINA SE ENCONTRARAM NO EUA

  • Foto do escritor: PONTO NEWS
    PONTO NEWS
  • há 2 horas
  • 2 min de leitura

A líder da oposição venezuelana, María Corina Machado, entregou nesta quinta-feira (15) ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, a medalha do Prêmio Nobel da Paz que recebeu, durante uma reunião na Casa Branca.

O gesto foi interpretado como uma tentativa de influenciar o posicionamento do governo norte-americano sobre o futuro político da Venezuela.

Segundo um funcionário da Casa Branca, Trump pretende ficar com a medalha. Em publicação nas redes sociais, o presidente agradeceu o presente e afirmou que se tratou de “um gesto maravilhoso de respeito mútuo”. Ele também declarou que a entrega da honraria reconhece o trabalho que vem realizando.

María Corina classificou o encontro como “excelente” e afirmou que a entrega da medalha simboliza o reconhecimento ao que chamou de compromisso de Trump com a liberdade do povo venezuelano.

A Casa Branca divulgou uma foto do encontro, na qual o presidente aparece segurando uma moldura dourada com a medalha.

Imagem: Daniel Torok/RFI

O texto que acompanhava a imagem dizia que o presente foi oferecido “em gratidão por sua extraordinária liderança na promoção da paz através da força” e como um “símbolo pessoal de gratidão em nome do povo venezuelano”.

O gesto ocorreu após Trump rejeitar a possibilidade de nomear María Corina Machado como líder da Venezuela para substituir Nicolás Maduro, que foi deposto.

O presidente norte-americano vinha demonstrando publicamente interesse em receber o Prêmio Nobel da Paz e chegou a se queixar quando não foi contemplado anteriormente.

Apesar da entrega da medalha física, a honraria do Nobel permanece oficialmente pertencendo a María Corina Machado.

O Instituto Nobel da Noruega reforçou que o prêmio não pode ser transferido, compartilhado ou revogado, independentemente do destino do objeto simbólico.

Matéria: MEON/ Adaptação: Talles Honorato

Comentários


bottom of page