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F1 - RUSSELL VENCEU NO CANADÁ

  • Foto do escritor: PONTO NEWS
    PONTO NEWS
  • 18 de jun.
  • 4 min de leitura

Russell vence com batida no fim e pódio de calouro. Bortoleto é décimo quarto colocado. Prova seguiu estável mesmo com 2 pit stops até as últimas 3 voltas, momento da colisão de Piastri e Norris. Verstappen e Antonelli completam top 3. Quem esperava por um deslize de Max Verstappen no Grande Prêmio do Canadá do último domingo (15), recebeu, na verdade, a primeira batida entre a dupla da McLaren: a colisão de Lando Norris e Oscar Piastri a 3 voltas do fim ofuscou a vitória de ponta a ponta de George Russell, que segurou o holandês da RBR pelo triunfo, e dividiu espaço com o primeiro pódio do calouro Andrea Kimi Antonelli, da Mercedes. Gabriel Bortoleto foi o déicmo quarto colocado.

O incidente entre as duas McLarens se deu na volta 63 de 70, depois da segunda rodada de pit stops da prova. A troca de pneus permitiu uma aproximação entre os colegas de equipe: Norris, quinto colocado, tentou passar o companheiro mas bateu no muro e abandonou. O contato trouxe um safety car que confirmou uma vitória segura de Russell, a primeira do inglês em 2025. A expectativa por um confronto mais direto entre Russell e Verstappen, rivais de longa data, não se concretizou. O inglês da Mercedes, na verdade, desfrutou de uma largada tranquila e seguiu na ponta durante toda a corrida. Ele conquistou a primeira vitória da Mercedes em seis meses: o último triunfo da equipe alemã foi no Grande Prêmio do Catar, em 1º de dezembro do ano passado.

Antonelli, que faturou o primeiro pódio da carreira com 18 anos, 9 meses e 21 dias, se tornou o terceiro piloto mais jovem da história a obter tal feito. Fica atrás de Lance Stroll, 2 meses mais jovem, no Grande Prêmio do Azerbaijão em 2017, e de Verstappen, vencedor do Grande Prêmio da Espanha também com dois meses a menos em 2016. O italiano assegurou a posição após ultrapassar Piastri na largada. Gabriel Bortoleto largou em décimo quinto e recuperou-se após perder uma posição na largada, passando Carlos Sainz.Mas, teve seu primeiro stint com pneus duros prolongado por 51 voltas. Adotando os médios, ele permaneceu na mesma colocação até subir um posto com o abandono de Norris. Seu colega Nico Hulkenberg pontuou novamente, em oitavo colocado, largando de médios em décimo primeiro colocado e parando 3 vezes.

RESULTADO:

1.    GEORGE RUSSELL (Mercedes)

2.    MAX VERSTAPPEN (RBR) +0s228

3.    KIMI ANTONELLI (Mercedes) +1s014

4.    OSCAR PIASTRI (McLaren) +2s109

5.    CHARLES LECLERC (Ferrari) +3s442

6.    LEWIS HAMILTON (Ferrari) +10s713

7.    FERNANDO ALONSO (Aston Martin) +10s972

8.    NICO HULKENBERG (Sauber) +15s364

9.    ESTEBAN OCON (Haas) – 1 volta.

10. CARLOS SAINZ (Williams) – 1 volta.

11. OLIVER BEARMAN (Haas) – 1 volta.

12. YUKI TSUNODA (RBR) – 1 volta.

13. FRANCO COLAPINTO (Alpine) – 1 volta.

14. GABRIEL BORTOLETO (Sauber) – 1 volta.

15. PIERRE GASLY (Alpine) – 1 volta.

16. ISACK HADJAR (RB) – 1 volta.

17. LANCE STROLL (Aston Martin) – 1 volta.

Abandonaram: Lando Norris (McLaren), Liam Lawson (RB) e Alexander Albon (Williams).

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Imagem: Minas Panagiotakis/Getty Images/AFP

A Fórmula 1 retorna daqui a 2 semanas com o Grande Prêmio da Áustria, etapa válida como a décima primeira do campeonato. Russell cruzou a primeira curva na frente de Verstappen, que por sua vez, conseguiu afastar a pressão imposta nos metros iniciais por Piastri, terceiro colocado. O australiano da McLaren ainda foi ultrapassado por Andrea Kimi Antonelli, da Mercedes. Logo atrás, Alexander Albon acabou passando pela grama em uma disputa com Franco Colapinto, que vinha em décimo, e perdeu a posição para o argentino da Alpine. Desgaste dos pneus forçam pit stops, mas nada muda: Russell abriu 2 segundos sobre Verstappen nas voltas iniciais, mas o risco do superaquecimento e a consequente degradação dos pneus começou a crescer: o holandês, por exemplo, teve que tirar o pé, permitindo uma aproximação de Antonelli.

E foi ele o primeiro a parar, quando o calouro da Mercedes estava a menos de meio segundo, no décimo terceiro giro. Leclerc, Russell, Bearman e Hadjar também se queixaram dos pneus: George deixou a liderança para fazer seu pit stop na volta 14, sucedido por Antonelli. Hamilton e Alonso foram os próximos 2 giros depois, e Piastri o fez na décima oitava volta. Leclerc e Norris foram os últimos, já que largaram de pneus duros: assim, após as trocas entre as voltas 28 e 29, as posições originais foram reestabelecidas. Pressão de Antonelli leva Max aos boxes: Depois que 14 dos 20 pilotos já haviam parado para colocar, em sua maioria, pneus duros no lugar dos médios (exceto por Norris, que fez o inverso, e Leclerc, que seguiu com os de faixa branca), Verstappen foi o primeiro piloto a fazer um segundo pit stop. Calçou um novo set de duros na volta 38, na tentativa de antecipar o calouro da Mercedes.

O italiano seguiu o rival no giro seguinte; a dupla se encontrou na saída dos boxes, mas o holandês, quinto colocado provisoriamente, saiu à frente do jovem adversário. Russell fez sua segunda troca na volta 43. Nos giros seguintes, Piastri, Hamilton, Norris e Leclerc o sucederam. Margens menores no terceiro stint: A primeira aproximação efetiva, de fato, se deu na volta 56: Piastri chegou a ensaiar uma aproximação de Antonelli pelo terceiro lugar, mas o calouro da Mercedes conseguiu evitar a manobra. Oscar, por outro lado, passou a ter o colega Norris, quinto colocado, a apenas meio segundo dele. Lando ensaiou uma ultrapassagem no 63 giro, embora sem sucesso. Logo à frente, Verstappen apareceu um pouco mais próximo do líder Russell, porém, ainda a 2 segundos do rival, que conseguiu ampliar a vantagem nos giros finais. Batida a 3 voltas do fim: Ao tentar passar Piastri novamente, Lando arrastou o carro no muro, sem espaço, perdeu a asa dianteira e parou na pista. O inglês assumiu a culpa, dizendo que foi uma manobra “estúpida”. O safety car foi acionado para a pista, fazendo com que todos os 17 carros ainda na prova aproveitassem para fazer mais um pit stop. Piastri seguiu em quarto lugar e calçou pneus macios, mas a prova terminou sob bandeira amarela.

 

Adaptação: Eduardo Oliveira

Revisão de Texto: Ana Cristina Ribeiro

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