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F1 - PIASTRI VENCE NA ESPANHA

  • Foto do escritor: PONTO NEWS
    PONTO NEWS
  • 4 de jun.
  • 4 min de leitura

McLaren segura dobradinha com Piastri. Bortoleto é décimo segundo colocado. Equipe inglesa conseguiu manter vantagem na ponta apesar de tentativas de Verstappen com quatro pit stops. Punido, holandês sofreu duas colisões no fim e perdeu última vaga no pódio para Leclerc. A McLaren não tomou conhecimento da nova diretriz das asas dianteiras e nadou de braçada para vencer com Oscar Piastri no Grande Prêmio da Espanha no domingo (1º). Segundo colocado, Lando Norris garantiu a dobradinha da equipe, resistindo ainda às tentativas ineficazes de Max Verstappen com 4 pit stops; punido com 10 segundos, o holandês bateu 2 vezes em dividas e perdeu a última vaga do pódio para Charles Leclerc. Gabriel Bortoleto chegou em décimo segundo colocado, seu melhor resultado até aqui. Bortoleto largou em décimo segundo colocado e, embora ultrapassado por Hulkenberg na largada, fez uma prova relativamente sólida. Recuperou-se de seus dois pit stops, nas voltas 20 e 51 e apareceu na zona de pontuação 2 vezes. O safety car na volta 55 deu a ele a aproximação necessária para ultrapassar Ocon pela décima primeira colocação mas, no fim, Fernando Alonso o superou para pontuar pela primeira vez em 2025. A Fórmula 1 retorna daqui a duas semanas em 15 de junho com o Grande Prêmio do Canadá, válido como a décima etapa do campeonato. A largada: Piastri disparou na ponta ao passo em que Norris não consegue evitar Verstappen de parelhar ao seu lado. Com isso, o holandês ganhou a primeira curva na segunda colocação, à frente do rival da McLaren. Russell escapou da pista e ficou à mercê das Ferraris de Hamilton, quinto, e Leclerc, que passou Antonelli pelo sexto lugar; alguns metros à frente, a dupla passou o inglês da Mercedes. Logo atrás, Bortoleto chegou a ganhar uma posição, aparecendo em décimo primeiro colocado. Porém, foi ultrapassado pelo colega Nico Hulkenberg, que ganhou 4 posições já na largada; na volta seguinte, o alemão passou Fernando Alonso pelo décimo posto. Com McLaren à frente, RBR tenta jogar com pit stops: Piastri abriu quase 1s4 sobre Verstappen nas quatro primeiras voltas. Na volta 13, Norris conseguiu não apenas repelir a aproximação de Hamilton, como também ultrapassar o tetracampeão da RBR para voltar à vice-liderança. Verstappen foi o primeiro do top 5 a visitar os boxes, no décimo quarto giro, adotando um novo conjunto de pneus macios. 4 voltas depois, já havia retornando à terceira colocação. A McLaren só chamaria seus pilotos oito voltas depois: na vigésima segunda, foi a vez de Norris, repetindo a estratégia do rival da McLaren. Piastri veio em seguida, cedendo a Max a liderança provisória. Ainda tentando antecipar a McLaren, a RBR chamou Verstappen uma segunda vez na trigésima volta de 66, cedendo o terceiro lugar a Leclerc. O monegasco, porém, começou a sofrer pressão do tetracampeão, que também fechava voltas quase 2 segundos melhores que as de Piastri e Norris nos mesmos pneus médios. Assim, Max retornou ao terceiro lugar na volta 36 e as posições originais se reestabeleceram.

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Imagem: Kym Illman/Getty Images

Verstappen fez sua terceira troca no quadragésimo oitavo giro, sendo o primeiro a calçar os compostos macios. Depois dele, foi a vez da McLaren repetir a estratégia com Norris, que retornou à pista ainda em segundo lugar mas a menos de um segundo do holandês. Piastri foi chamado na volta 50, aproveitando a vantagem de mais de 23s na liderança. Safety car tira Verstappen do pódio: A prova parecia ter se estabilizado até, a 11 voltas do fim, uma escapada de Antonelli na curva 10 trazer o safety car à pista. Os 3 primeiros visitaram os boxes, bem como Hamilton. Leclerc ficou na pista. Chamou atenção o questionamento de Verstappen pela opção aos pneus duros, mas Gianpiero Lambiase, seu engenheiro, explicou que eram os únicos disponíveis. A bandeira verde retomou a disputa na volta 61 e Leclerc tomou a dianteira de olho na última vaga do pódio, aproveitando uma destracionada de traseira que Verstappen sofreu. Os dois chegaram a sofrer um toque e o holandês, que escapou pela parte de fora da pista, queixou-se pelo rádio. O tetracampeão ainda colidiu com Russell, que mirava a quarta colocação do rival, e recebeu 10 segundos pelo incidente. Ferrari como coadjuvante: Em mais um dia apagado para a vice-líder Mercedes, foi a vez da Ferrari se sobressair no pouco espaço deixado pela briga entre as McLarens e a RBR de Verstappen. O time começou a prova com seus dois pilotos no top 5 (Hamilton em quarto e Leclerc em quinto), superando justamente a equipe alemã. Hamilton chegou a ensaiar uma aproximação pelo top 3 nas voltas iniciais, mas afastou-se da briga, tendo que se defender de uma tentativa de ultrapassagem de Leclerc. O monegasco se queixou pela Ferrari ter tentado segurar ambos e, na volta 11, inverteu posições com o colega. O heptacampeão foi o primeiro do top 10 a passar dos pneus macios aos médios, na volta 17. Leclerc veio duas voltas depois, já estabelecendo-se à frente do colega. A estratégia deles se dividiu na segunda troca deles: Leclerc, no quadragésimo primeiro giro, seguiu com pneus médios ao passo em que Hamilton, visitando os boxes seis voltas depois, retornou aos macios. Os 2 fariam uma terceira troca sob o safety car do quinquagésimo quinto giro para seguirem, ambos, com os compostos de faixa vermelha.

 

Adaptação: Eduardo Oliveira

Revisão de Texto: Ana Cristina Ribeiro

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