EM PROFESSORA ADELINA ALVES FERRAZ REALIZOU AÇÃO REFERENTE AO DIA NACIONAL DE DENÚNCIA E COMBATE AO RACISMO
- PONTO NEWS
- 17 de mai.
- 2 min de leitura
Na última terça-feira (13), Dia Nacional de Denúncia e Combate ao Racismo, a E.M Professora Adelina Alves Ferraz realizou uma ação em prol da luta contra o racismo com os estudantes, promovendo palestras e o debate desse tema em sala de aula.
A iniciativa faz parte do Projeto de Educação Antirracista desenvolvido pelo Professor Fábio Guimarães, junto ao corpo docente, e se estenderá durante todo o ano letivo.
Estiveram presentes na ocasião o Assistente Técnico-Pedagógico, Bruno Daniel, e o Instituto Baobá, de Guaratinguetá, que realiza diversas ações de promoção da equidade racial. O Instituto esteve representado pela Presidente Mara Céli e pela Diretora Fernanda Camilo.
Vale destacar que o Dia Nacional de Denúncia e Combate ao Racismo, celebrado anualmente em 13 de maio, reafirma a importância da luta do Movimento Negro, que transcende a mera recordação da abolição da escravidão, no Brasil, pela Lei Áurea.

Imagem: Ricardo Oliveira (P.M.L)
A data evoca a histórica resistência da população negra e a contínua denúncia do racismo presente em nossa sociedade, nesse contexto, a Prefeitura de Lorena, por meio da Secretaria Municipal de Educação, reforça seu compromisso com a Educação Antirracista e a promoção da Equidade Racial em suas atividades pedagógicas, em consonância com a Lei nº 10.639/2003.
Fundamentados nas palavras de Munanga (2020), para quem "Enquanto uma única pessoa continuar a ser caracterizada e discriminada pela cor da pele escura, a negritude deverá ser um instrumento de combate para garantir a todos o mesmo direito fundamental, de desenvolvimento, a dignidade humana e o respeito das culturas do mundo", reconhecemos o papel fundamental do movimento negro educador no enfrentamento do preconceito e da discriminação racial.
Matéria: Prefeitura Municipal de Lorena



Comentários