top of page

CBF AUMENTOU NÚMERO DE VAGAS NO CAMPEONATO BRASILEIRO DA SÉRIE D PORÉM TAUBATÉ E SÃO JOSÉ CONTINUAM FORA

  • Foto do escritor: PONTO NEWS
    PONTO NEWS
  • 3 de out.
  • 2 min de leitura

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou na ultima quarta-feira 1º de outubro uma mudança significativa no formato da Série D do Campeonato Brasileiro, a partir de 2026, a competição será ampliada de 64 para 96 equipes.

Mesmo com essa ampliação, os clubes do Vale do Paraíba São José dos Campos e Taubaté não garantiram vaga na disputa do campeonato para o ano que vem.

ree

Imagem: Victor Cônsoli (E.C.T)

 Quais são os novos critérios para a Série D de 2026:

·         A CBF definiu os critérios para composição dos times que disputarão a quarta divisão, Quatro vagas destinadas aos clubes rebaixados da Série C em 2025.

·         64 vagas para federações estaduais, por meio de seus campeonatos estaduais ou copas locais, utilizando o Ranking Nacional de Federações.

·         28 vagas para clubes que alcançaram a segunda fase da Série D de 2025, excetuando-se aqueles já contemplados nos critérios anteriores.

·         As vagas restantes serão distribuídas pelo Ranking Nacional de Clubes entre times ainda não classificados.

·         Com isso, os clubes que avançaram à segunda fase da Série D 2025 têm maior chance de vaga.

Por que Águia do Vale e Burro da Central ficaram de fora:

·         Segundo o ranking nacional de clubes da CBF para 2025, São José ocupa a 153ª posição.

·         Taubaté, por sua vez, não aparece no ranking divulgado, que considera até o 238º lugar.

·         Também não houve classificação via os critérios de desempenho na Série D 2025 (não chegaram à fase que garantisse vaga automática).

Impacto para o futebol do vale:

·         A ampliação para 96 clubes gera expectativa de mais representatividade de equipes de regiões menos tradicionais do futebol nacional inclusive para clubes do interior paulista. No entanto, o novo formato também eleva a competitividade e as exigências para acesso.

·         Para São José e Taubaté, a exclusão evidencia que, mesmo com mudanças estruturais, a participação no cenário nacional depende de desempenho consistente e presença no ranking da CBF.

·         As expectativas agora se voltam para a disputa do estadual 2026 e para os campeonatos regionais caminhos pelos quais essas equipes poderão carimbar uma vaga nas próximas edições da Série D.

Matéria: MEON/ adaptação: Talles Honorato

Comentários


bottom of page