APÓS TÍTULO NO EGITO, BRASIL TEM 7 JUDOCAS LIDERANDO RANKING MUNDIAL
- PONTO NEWS
- há 17 minutos
- 2 min de leitura
A fase espetacular da Seleção Brasileira de judô paralímpico foi confirmada com a divulgação do ranking mundial atualizado após a etapa do Egito do Grand Prix da IBSA (Federação Internacional dos Desportos para Cegos), disputado no mês passado e vencido pelo Brasil. Agora, o país conta com 7 atletas no topo da lista em suas respectivas categorias, 3 a mais do que aparecia no documento anterior ao evento. No total, há 13 brasileiros ocupando o top 5 do ranking, principal critério de classificação para os Jogos Paralímpicos de Los Angeles 2028.

Imagem: Divulgação
Em geral, cada categoria costuma classificar entre seis e sete atletas para os Jogos Paralímpicos, mas os países podem inscrever apenas um judoca em cada, exceção às vagas cedidas via convite. Entraram para o primeiro lugar do ranking a jovem Millena Freitas, de 20 anos, uma das novidades da Seleção para este ciclo na categoria acima de 70kg para atletas J1 (cegos totais), a paraense Larissa Silva, de 26, do peso até 60kg J1, e o potiguar Arthur Silva, de 33, que retomou o posto e é, novamente, o principal nome a ser batido entre os judocas com até 95kg da classe J1. Pódio de premiação no Grand Prix do Egito. 3 mulheres judocas estão no pódio, com quimonos brancos e medalhas no pescoço. Ao fundo, há 3 grandes bandeiras: da Argentina à esquerda, do Brasil ao centro e do Reino Unido à direita. A atleta no centro, em posição mais alta, é Larissa Silva. Eles se juntam a Alana Maldonado (-70kg J2), Brenda Freitas (-70kg J1), Rebeca Silva (+70kg J2) e Wilians Araújo (+95kg J1), que também lideram suas categorias. Os demais brasileiros integrantes dos cinco primeiros lugares são:
· Danilo Silva (-81kg J1): Segundo Lugar
· Felipe Amorim (+95kg J2): Segundo Lugar
· Rosi Andrade (-52kg J1): Terceiro Lugar
· Lúcia Araújo (-60kg J2): Terceiro Lugar
· Maria Núbea Lins (-60 kg J2): Quarto Lugar
· Meg Emmerich (+70kg J2): Segundo Lugar
Além do título no Grand Prix do Egito, a Seleção Brasileira vem nesta temporada de campanha vitoriosa no Campeonato Mundial de Astana, em maio, e na Copa do Mundo disputada em Tbilisi, na Geórgia. No ano passado, o Brasil conquistou a primeira colocação nos Jogos Paralímpicos de Paris 2024, sua melhor campanha na história, com oito pódios: 4 ouros, 2 pratas e 2 bronzes. Este ano prevê ainda mais uma etapa do circuito mundial da IBSA e o Pan-Americano de Judô. Ambos serão realizados em São Paulo, no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, em dezembro.
Reportagem: Globoesporte.globo.com
Adaptação: Eduardo Oliveira
Revisão de Texto: Ana Cristina Ribeiro
Comentários