top of page
JORNAL GERAL


ELEIÇÕES 2026 - CAMPANHA DO TSE ENSINA ELEITOR A RECONHECER FAKE NEWS
Diante do avanço das “fake news” nas redes sociais e da proximidade das eleições de 2026, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) lançou a campanha “V de Verdade – Em terra de fatos, fake não tem vez”, voltada a auxiliar os eleitores na identificação de conteúdos falsos que circulam na internet. A iniciativa consiste em uma websérie de seis vídeos, cada um com duração de um minuto. O primeiro episódio é introdutório e os demais apresentam, de forma didática, cinco passos para dif
8 de abr.2 min de leitura


RONALDO CAIADO FOI ESCOLHIDO PELO PSD PARA DISPUTAR A PRESIDÊNCIA NAS ELEIÇÕES DE 2026
O governador do estado de Goiás, Ronaldo Caiado, foi escolhido pelo PSD para disputar a Presidência da República, o lançamento da pré-candidatura pela sigla ocorre na última segunda-feira, (30), consolidando um movimento que ganhou força após a desistência do governador do Paraná, Ratinho Júnior, da disputa interna, o anúncio foi feito na sede da sigla, no centro de São Paulo, às 16h. A definição pelo nome de Caiado ocorreu após semanas de articulação nos bastidores e encerro
6 de abr.3 min de leitura


MORAES CONCEDEU PRISÃO DOMICILIAR TEMPORÁRIA PARA O EX PRESIDENTE JAIR BOLSONARO
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), deferiu, na última terça-feira (24), o pedido apresentado pela defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e autorizou a concessão de prisão domiciliar por 90 dias a partir da alta médica. A decisão atendeu a uma solicitação dos advogados e marca uma mudança de entendimento após quatro pedidos semelhantes terem sido negados desde novembro do ano passado, o novo posicionamento ocorreu após manifestação favoráve
1 de abr.2 min de leitura


FELÍCIO RAMUTH DEIXOU PSD E SE FILIOU AO MDB EM SÃO PAULO
O vice-governador de São Paulo, Felicio Ramuth, anunciou no último sábado (28) sua saída do PSD e filiação ao MDB, a decisão foi divulgada por meio de publicação nas redes sociais. Segundo Ramuth, a mudança partidária marca um novo momento em sua trajetória política e está alinhada ao projeto liderado pelo governador Tarcísio de Freitas, com quem compõe a atual gestão estadual. Na publicação, o vice-governador agradeceu ao PSD pelo período em que esteve filiado e destacou a i
1 de abr.1 min de leitura


VANDERLEI LUXEMBURGO FOI ANUNCIADO COMO PRÉ CANDIDATO AO SENADO PELO TO
O ex-treinador de futebol Vanderlei Luxemburgo se tornou pré-candidato ao Senado do Podemos pelo Tocantins. OQUE ACONTECEU: Presidente nacional da legenda, Renata Abreu fez o anúncio ontem, durante evento do partido no Estado. "Estou aqui com o nosso querido prefeito da capital, Eduardo Siqueira, um grande amigo, um grande homem; com o nosso querido pré-candidato a senador, Vanderlei Luxemburgo. Estou muito feliz de estar aqui contigo", disse Abreu olhando para o técnico. Eve
24 de mar.1 min de leitura


TCE ANULOU LICITAÇÃO DE R$ 12,9 MI PARA PLAYGROUNDS EM PINDA E MULTOU PREFEITO RICARDO PIORINO PL
O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo determinou a anulação do pregão eletrônico de R$ 12,9 milhões para playgrounds em Pinda e aplicou multa ao prefeito Ricardo Piorino (PL) e ao diretor do Departamento de Licitações e Contratos. A decisão envolve o Pregão Eletrônico Registro de Preços nº 081/2025, voltado à compra de playgrounds permanentes para unidades escolares da rede municipal de ensino. O valor estimado do certame era de R$ 12.949.171,45. No voto, o conselheiro
24 de mar.3 min de leitura


SIMONE TEBET ANUNCIOU SUA CANDIDATURA A SENADORA PELO ESTADO DE SÃO NO PLEITO ELEITORAL QUE SE APROXIMA
A ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, anunciou que pretende disputar uma vaga no Senado Federal pelo estado de São Paulo nas eleições de 2026. A declaração foi feita durante entrevistas recentes à imprensa, nas quais a ministra confirmou que deixará o governo federal para participar do processo eleitoral. Segundo Tebet, a decisão sobre a candidatura vem sendo discutida com aliados políticos e com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A ministra afirmou que d
17 de mar.2 min de leitura


CÂMARA MUNICIPAL DE TAUBATÉ REJEITOU CONVOCAÇÃO DO SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO PARA ESCLARECIMENTOS
A Câmara Municipal de Taubaté rejeitou, na última terça-feira, (3) um requerimento que solicitava a convocação do secretário de Educação, Hélcio Carvalho dos Santos, para prestar esclarecimentos sobre a insuficiência de Assistentes de Desenvolvimento Infantil e de Assistentes de Apoio Inclusivo nas escolas da rede municipal. O pedido foi apresentado pelo vereador Douglas Carbonne e previa a presença do secretário no plenário para detalhar a situação, apresentar dados atualiza
11 de mar.2 min de leitura


ALCKIMIN ANUNCIOU SAÍDA DO MINISTÉRIO EM ABRIL PARA DISPUTAR ELEIÇÕES
O vice-presidente da República, Geraldo Alckmin (PSB), confirmou que deixará o comando do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) no próximo dia 4 de abril. A decisão atende ao prazo de desincompatibilização previsto na legislação eleitoral para autoridades que pretendem participar das próximas eleições. Apesar da saída do ministério, Alckmin não precisa renunciar ao cargo de vice-presidente para disputar a reeleição ao lado do atual governo
11 de mar.1 min de leitura


CÂMARA MUNICIPAL DE GUARATINGUETÁ - MARCELO DA SANTA CASA PEDE DADOS SOBRE FILAS E ATENDIMENTOS NA SAÚDE
O vereador Marcelo da Santa Casa apresentou um requerimento ao Poder Executivo, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, solicitando informações detalhadas sobre o número de consultas, exames e cirurgias eletivas que deixaram de ser realizados no final da gestão anterior. O pedido busca esclarecer o passivo herdado na área da saúde, com dados discriminados por especialidades e tipos de procedimentos, além da apresentação de um demonstrativo comparativo com os atendimentos r
5 de mar.1 min de leitura


ANOTAÇÕES DE FLÁVIO BOLSONARO INDICAM TROCA DO VICE DE TARCÍSO EM SÃO PAULO
Anotações feitas pelo senador Flávio Bolsonaro durante reuniões na sede do Partido Liberal apontam movimentações internas do partido para tentar influenciar a formação da chapa do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, nas próximas eleições. Entre as ideias discutidas, aparece a possibilidade de trocar o atual vice, Felício Ramuth, por André do Prado, aliado do PL. No topo do material, Flávio anotou “ligar Tarcísio”, o que indica que o assunto poderia ser tratado diret
26 de fev.2 min de leitura


DEPUTADOS LANÇARAM MOVIMENTO PARA EMPLACAR DEPUTADO ANDRÉ DO PRADO COMO VICE DE TARCÍSIO NAS ELEIÇÕES
A sucessão na chapa de reeleição do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) já movimenta os bastidores da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp). Deputados estaduais preparam uma lista de apoio ao presidente da Casa, André do Prado (PL), como candidato a vice-governador na eleição de outubro. A expectativa é que o documento reúna mais de 20 assinaturas, superando a atual bancada do PL, que tem 19 deputados. Segundo parlamentares ouvidos pela coluna de Beatriz Man
24 de fev.2 min de leitura


VEREADOR CABO SAMUEL COBRA INFORMAÇÕES SOBRE A SITUAÇÃO DAS QUADRAS POLIESPORTIVAS DE GUARATINGUETÁ
O vereador Cabo Samuel apresentou um requerimento solicitando informações detalhadas ao Poder Executivo sobre a situação das quadras poliesportivas existentes no município, tanto as de responsabilidade direta da Prefeitura quanto as localizadas em associações de bairro. O requerimento destaca a importância das quadras como espaços de esporte, lazer, convivência social e promoção da saúde, especialmente em bairros onde esses equipamentos são a única opção pública para atividad
20 de fev.1 min de leitura


ORTIZ JR APRESENTOU NOVO RECURSO AO TSE CONTRA CASSAÇÃO DE SEU MANDATO
O deputado estadual Ortiz Junior (Cidadania) apresentou novo recurso ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral) contra a decisão do TRE (Tribunal Regional Eleitoral) que cassou o mandato do parlamentar por infidelidade partidária. Em dezembro, o TSE já negou um primeiro recurso de Ortiz, em decisão monocrática (individual) do ministro André Mendonça, relator do processo na Corte, a nova apelação, protocolada na noite da última sexta-feira (6), deve ser analisada em plenário, pelos
17 de fev.2 min de leitura


CÂMARA DOS DEPUTADOS APROVOU PROJETO QUE CRIA DIRETORIAS NA OAB
A Câmara dos Deputados aprovou, na última segunda-feira (9), um projeto de lei que propõe alterações na estrutura da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), permitindo a criação de diretorias temporárias e modificando a nomenclatura de cargos. De autoria do deputado Doutor Luizinho (PP-RJ), o projeto de lei 1.743/2024 foi aprovado com um substitutivo proposto pela relatora, deputada Antônia Lúcia (Republicanos-AC), a proposta segue agora para análise do Senado Federal. Imagem:
17 de fev.1 min de leitura


EM SUAS REDES SOCIAIS, GOVERNADOR DE SÃO PAULO DISSE QUE CANDIDATURA À PRESIDÊNCIA É ESPECULAÇÃO E REFORÇOU LEALDADE À BOLSONARO
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), negou os rumores de que pretende disputar a Presidência da República e reafirmou que será candidato à reeleição ao governo paulista em 2026. A declaração foi feita nas redes sociais, após o adiamento da visita ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), preso por decisão do Supremo Tribunal Federal (STF). “Sou candidato à reeleição do governo do Estado de São Paulo e irei trabalhar sempre por uma direita unida e forte p
27 de jan.1 min de leitura


MINISTRO ALEXANDRE DE MORAES ASSUMIU PRESIDÊNCIA DO STF DE FORMA INTERINA
O ministro Alexandre de Moraes assumiu a presidência do Supremo Tribunal Federal (STF) de forma interina durante o recesso do Judiciário, ele vai permanecer no comando da Corte até o dia 31 de janeiro, substituindo o presidente Edson Fachin, que retoma as atividades no início de fevereiro. Como vice-presidente do Supremo, Moraes passa a exercer todas as atribuições da presidência durante o período, entre elas estão a condução administrativa do tribunal, a representação instit
13 de jan.2 min de leitura


REUNIÃO NO GABINETE DO PREFEITO SYLVIO BALLERINI TRATOU DO REPASSE DE RECURSOS REFERENTES AO DUODÉCIMO E DA CESSÃO DE USO DE VEÍCULO PARA APOIO ÀS AÇÕES DE SEGURANÇA PÚBLICA
Na ultima quarta-feira (07), a presidente da Câmara Municipal de Lorena, vereadora Dra. Élida Vieira (PODE), acompanhada dos vereadores Beto Pereira (PSD), Patrick Dantas (PSD) e Bruno Camargo (PSD), participaram da reunião no gabinete do prefeito Sylvio Ballerini (PSD) para tratar de pautas institucionais relacionadas à gestão dos recursos públicos e à cooperação entre os poderes. Durante o encontro, foi abordado o repasse estimativo de aproximadamente R$ 229 mil aos cofres
9 de jan.1 min de leitura


VEREADORA GABI DO POSTINHO TOMOU POSSE COMO PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL DE APARECIDA
Na manhã da ultima segunda-feira (05) a vereadora Liliane Gabriele dos Santos, a Gabi do Postinho tomou posse como presidente do legislativo municipal Aparecidense. Comporão a mesa administrativa com ela a vereadora Thaís Chad (vice-presidente) o vereador André Monteiro (1º secretário), e o vereador Gu Castro (2º secretário). Imagem: Divulgação C.M.A Vale salientar que a vereadora Thaís Chad, eleita vice-presidente da casa de leis, teve sua ausência justificada por conta de
8 de jan.1 min de leitura


PL MIRA ELEGER ATÉ 115 DEPUTADOS E 20 SENADORES EM 2026
O PL (Partido Liberal) projeta aumentar significativamente sua representação no Congresso Nacional nas eleições de 2026. A apuração da analista de Política Isabel Mega, no CNN Novo Dia, mostra que a sigla pretende eleger de 100 a 115 deputados federais e entre 20 e 25 senadores. A estratégia do partido inclui apostar na pré-candidatura de Flávio Bolsonaro (PL-RJ) à Presidência da República como forma de mobilizar a militância e fortalecer as candidaturas legislativas. "A vali
29 de dez. de 20251 min de leitura
bottom of page