top of page
Foto do escritorportalpontonews

WHATSAPP LIBEROU PAGAMENTOS PELO APP NO BRASIL

O WhatsApp permitiu desde terça-feira (11) que os usuários no Brasil comprem produtos e serviços pelo aplicativo de mensagens. Os pagamentos serão feitos diretamente no chat após o cadastro de dados bancários, segundo o comunicado da empresa Meta, controladora do aplicativo. O serviço, que ficou anos no aguardo de aval regulatório, vai focar primeiramente em pequenos comerciantes e terá implementação gradual.

A funcionalidade do WhatsApp para transferências de recursos entre indivíduos e, depois, pagamentos, foi anunciada pela Meta em 2020, mas a ferramenta foi rapidamente bloqueada pelo Banco Central e pelo CADE, Conselho Administrativo de Defesa Econômica. Dias depois, o CADE retirou a suspensão e o Banco Central liberou a transferência entre indivíduos somente no primeiro semestre de 2021 e a modalidade de pagamentos apenas em março deste ano.

Imagem: REUTERS/Dado Ruvic

Nesse meio tempo, o PIX, serviço de pagamentos instantâneos foi lançado e se consolidou no Brasil, também ofertando transferência gratuita de recursos entre indivíduos e ferramentas de pagamentos. De início, o WhatsApp vai aceitar apenas cartões de débito, crédito e pré-pago. Para comprar pelo WhatsApp, será necessário efetuar o cadastro de dados bancários na aba “pagamentos” do aplicativo, com o portfólio inicial envolvendo cerca de 15 bancos. Depois, o pagamento em si pode ser realizado no próprio chat com a empresa.

Sobre a segurança da modalidade, as bandeiras Visa e Mastercard, parceiras do WhatsApp no negócio, vão realizar a tokenização dos cartões, ou seja, uma representação digital que será armazenada. Caso ocorra alguma mudança no celular, como troca de números ou chip, o processo tem que ser refeito. O usuário também terá uma senha para o uso da modalidade de pagamentos do WhatsApp. Essa senha poderá ser substituída por impressão digital ou reconhecimento facial.


Fonte: CNN Brasil

Adaptação: Gabriela Rodrigues


Comments


bottom of page