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VEJA COMO SERÁ O CARRO DE GABRIEL BORTOLETO DA AUDI NA FÓRMULA 1 DE 2026

  • Foto do escritor: PONTO NEWS
    PONTO NEWS
  • há 8 minutos
  • 4 min de leitura

Equipe apresentou novo carro em evento na Alemanha. Brasileiro vai formar dupla com Nico Hulkenberg, seu colega na Sauber. O brasileiro Gabriel Bortoleto conheceu hoje na Alemanha o seu novo carro na Fórmula 1, com o qual  pilotará na temporada de 2026. A Sauber passa a ser a equipe Audi e a nova identidade visual da marca foi apresentada em um concorrido evento em Munique, na Alemanha, onde o Globo Esporte esteve presente para conferir de perto a apresentação do conceito. O verde chamativo da Sauber dá lugar a um carro batizado como R26, nas cores prata, preto e vermelho, que se identificam mais com as conquistas da Audi em outros campeonatos mundiais, como WEC, WRC etc. Gabriel Bortoleto, piloto da Audi na próxima temporada, mostra entusiasmo para seu segundo ano na Fórmula 1:

“Ser parte da Audi é como um sonho se tornando realidade para mim. Meu grande ídolo é Ayrton Senna. E foi Ayrton Senna quem trouxe a Audi para o Brasil. Quando o projeto Audi F1 começou eu tive a chance de participar dele, e foi como um presente para mim. Estou vivendo meu sonho de correr na Fórmula 1 e com a Audi, a equipe que nós estamos construindo do zero. Vamos viver cada momento juntos, os altos e baixos, até nos tornarmos uma equipe vencedora. Temos a chance de fazer história juntos. Este é o porquê de eu estar tão comprometido a este projeto”.

Ao contrário de times como a Cadillac, a Audi vai construir seu próprio motor, um dos grandes desafios do regulamento de 2026 com motor híbrido com mais eletrificação e também uso de combustível totalmente sustentável. Mattia Binotto, chefe do projeto Audi F1, explica o trabalho desenvolvido pela equipe até aqui:

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Imagem: Bryn Lennon - Formula 1/Formula 1 via Getty Images

“A Fórmula 1 é um dos ambientes mais competitivos. Se tornar campeão é uma jornada de progresso. Erros vão acontecer, mas aprender com eles é o que vai guiar essa transformação. E esse é um esforço de equipe: engenheiros, mecânicos, designers, parceiros. Toda contribuição nos levará à frente. A primeira vez que ligarmos o carro será outro marco. Não é apenas uma máquina ganhando vida, mas a paixão e a ambição de centenas de pessoas se tornando realidade. No começo do próximo ano, o primeiro carro de Fórmula 1 da Audi irá para a pista pela primeira vez. Este será o momento do início de algo especial”.

Apesar de não traçar metas para 2026, que será o ano de estreia do time e também do novo regulamento, dirigentes da Audi F1 apontam o ano de 2030 como prazo para brigar por vitórias e títulos. É o que afirma Gernot Dollner, CEO da Audi.

“A Fórmula 1 será um catalisador para a mudança em direção a uma Audi mais enxuta, mais rápida e mais inovadora. Não estamos entrando na Fórmula 1 apenas para competir. Queremos vencer. Ao mesmo tempo, sabemos que não se torna uma equipe de ponta na Fórmula 1 da noite para o dia. É preciso tempo, perseverança e questionamento incansável do status quo. Até 2030, queremos lutar pelo título mundial”.

A apresentação do carro revelou as cores, mas o desenho final de aerodinâmica só deve ser conhecido nos testes do começo do ano que vem. A temporada 2026 da Fórmula 1 começa em Melbourne, na Austrália, em 8 de março. Relembre trajetória da Audi até a Fórmula 1: Em 2026, a Audi será representada na Fórmula 1 por Bortoleto e também Nico Hulkenberg, que já integram a Sauber neste ano. O acordo, inicialmente, envolvia o fornecimento de motores. Mas, a Audi adquiriu 100% das ações do time, possibilitando sua entrada no campeonato como uma nova competidora. O projeto é chefiado por Mattia Binotto, ex-gestor da Ferrari. A montadora, que pertence ao grupo Volkswagen, foi anunciada como futura integrante da Fórmula 1 pela primeira vez há 3 anos. A chegada da marca se relaciona com novo regulamento de motores da categoria, a ser introduzido em 2026, além de combustíveis sustentáveis, as unidades de potência usarão 50% mais energia elétrica, e prometem ser um atrativo para outras montadoras no que diz respeito aos custos. Por essa razão, a Fórmula 1 também atraiu a americana Cadillac, que será a décima primeira equipe do grid no próximo ano. Apesar das expectativas, a Audi prega cautela: mesmo com o investimento financeiro expandido pela aquisição da marca alemã, a previsão é que o time só obtenha resultados melhores de forma contínua, a partir da próxima década. Além da própria montadora, a equipe ainda conta com o aporte do fundo de investimentos do Catar; o país adquiriu 300% da equipe pelo valor de 350 milhões de dólares (cerca de R$ 1,8 bilhão). O time, por enquanto, está geograficamente dispersado: o carro é fabricado em Hinwil, na Suíça, sede atual da Sauber. Já a produção dos motores é em Neuburg an der Donau, na Alemanha. Binotto, que era cargo de diretor técnico e de operações e passou a chefiar o projeto, vai acompanhar de perto os trabalhos da equipe no desenvolvimento de seu carro e do motor em ambas as fábricas. Atua ao lado de Jonathan Wheatley, chefe de equipe do time desde sua saída da RBR em 2024. A boa temporada de estreia feita por Bortoleto rendeu ao paulistas uma série de elogios e rumores que o associavam a por outras equipes. Mas, o brasileiro reforçou sua lealdade ao projeto da Audi; seu contrato, segundo o que se apura, é de três anos de duração, com opção de renovação. Os esforços da equipe já se voltaram para 2026. Com a Sauber, não poderia ser diferente. A equipe já tem trabalhado em simuladores com Bortoleto e Hulkenberg visando os preparativos para o próximo ano em que, não apenas os motores serão diferentes, mas também os carros. Após 21 etapas, a Sauber ocupa hoje a vice-lanterna do campeonato de construtores com 62 pontos. A equipe passou a sofrer com resultados inconsistentes nas últimas semanas; mas, depois do terceiro lugar inédito conquistado por Hulkenberg no Grande Prêmio da Inglaterra, chegou a saltar para a sexta posição na tabela.

 

Adaptação: Eduardo Oliveira

Revisão de Texto: Ana Cristina Ribeiro

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