top of page

TERAPIA PODE SER EFICAZ PARA TRATAR SINTOMAS EMOCIONAIS DA MENOPAUSA

Além dos sintomas físicos, como ondas de calor, cansaço e ausência de menstruação, a menopausa também pode causar sintomas psicológicos. É o caso de dificuldade para dormir, cansaço mental, ansiedade, problemas de concentração e de memória, e mudanças de humor.

Imagem: Fiordaliso/GettyImages

Nesse sentido, um novo estudo, publicado no ‘Jornal Transtornos Afetivos’, descobriu que a psicoterapia e métodos de atenção plena podem ser úteis no tratamento desses sintomas emocionais. O trabalho realizou uma meta-análise de 30 estudos envolvendo três mil quinhentas e uma mulheres que passavam pela menopausa em 14 países, incluindo o Reino Unido, Estados Unidos, Irã, Austrália e China.

Segundo os pesquisadores, as mulheres que passaram por terapias apresentaram melhorias estatisticamente significativas na ansiedade e na depressão, quando comparadas com aquelas que não realizavam tratamentos terapêuticos ou passavam por terapias alternativas. As terapias cognitivas-comportamentais e em grupo foram eficazes na redução da dificuldade de concentração e de memória. Além disso, todas as terapias psicossociais melhoraram a qualidade de vida, independentemente do tipo de abordagem.


Fonte: CNN Brasil

Adaptação: Gabriela Rodrigues

Comentarios

No se pudieron cargar los comentarios
Parece que hubo un problema técnico. Intenta volver a conectarte o actualiza la página.
bottom of page