top of page

SINNER VENCE ALCARAZ EM TURIM E É CAMPEÃO DO ATP FINALS PELO SEGUNDO ANO CONSECUTIVO

  • Foto do escritor: PONTO NEWS
    PONTO NEWS
  • 20 de nov.
  • 3 min de leitura

Apoiado pela torcida, italiano leva a melhor em sets diretos, fatura premiação recorde no torneio e chega ao sexto título em 2025. Carlitos fecha ano como número um do mundo. A melhor maneira de encerrar a temporada do tênis masculino é com um duelo de alto nível entre os líderes do ranking mundial. Em Turim, na Itália, Jannik Sinner e Carlos Alcaraz se enfrentaram na decisão do ATP Finals, a sexta final protagonizada pelos rivais em 2025. O jogo teve equilíbrio e poucos momentos de superioridade de um dos atletas. Mas Sinner, apoiado pela torcida na Inalpi Arena, levou a melhor na reta final dos sets e venceu por 2 a 0, com parciais de 7/6 (4) e 7/5. Foi o segundo título consecutivo do italiano no torneio, que reúne os 8 melhores tenistas do ano. “(A vitória) Representa não só tênis. Somos atletas individuais, obviamente, mas, sem um time, jogos assim não se tornam possíveis. Celebrar um título é a melhor maneira de terminar o ano. Foi uma partida difícil, com um set point contra no primeiro set, mas estou feliz pela forma como controlei isso. Significa o mundo para mim”, celebrou Sinner, número dois do mundo.

A conquista do italiano veio de maneira invicta. Foram 5 vitórias em 5 partidas disputadas, sem sets perdidos. Com isso, Sinner recebe uma premiação recorde no Finals: mais de 5 milhões de dólares, quase R$ 27 milhões. Alcaraz sai de Turim com cerca de 2,7 milhões de dólares (mais de R$ 14,3 milhões) e a experiência de ter chegado pela primeira vez à decisão do torneio. Mais importante do que o dinheiro, porém, é a relevância esportiva do Finals. Pela primeira vez desde 2016, a competição foi decidida entre os dois melhores tenistas do mundo. Alcaraz já tinha assegurado a primeira posição do ranking da ATP, enquanto Jannik está consolidado em segundo lugar, bem à frente do terceiro colocado, Alexander Zverev. Carlitos e Jannik também são os atletas com mais títulos no circuito masculino em 2025. Enquanto o italiano chegou à sexta taça, o espanhol levantou 8 troféus no ano. Pelo bom desempenho constante em torneios, a rivalidade entre Sinner e Alcaraz tem sempre ganhado capítulos importantes.

ree

Imagem: Getty Images

Ao todo, os tenistas já se enfrentaram em 8 decisões, contando com a do ATP Finals. O italiano venceu pela terceira vez, também levou a melhor nas finais de Wimbledon 2025 e ATP 250 de Umag 2022. O espanhol, por outro lado, soma 5 triunfos: US Open 2025, Master de Cincinnati 2025, Roland Garros 2025, Masters de Roma 2025 e ATP 500 de Pequim 2024. Como foi a decisão do Finals: Embalados pelo desejo de conquistar mais um título, Carlos Alcaraz e Jannik Sinner começaram a final em alto nível. Com bons saques, os dois confirmaram o serviço nos primeiros games. A partida teve uma paralisação ainda no início, para atendimento a um torcedor na arquibancada. Depois, uma outra pausa, quando o espanhol solicitou auxílio médico, com um incômodo na coxa direita. As paradas, no entanto, não alteraram o equilíbrio da partida, que prosseguiu até o fim do primeiro set. A primeira chance de quebra só veio no décimo segundo game, mas Sinner salvou o set point de Alcaraz e levou a parcial para o tie-break. Apoiado pela torcida em Turim, o italiano aproveitou o embalo, protagonizou bonitos lances e fechou o desempate em 7 a 4.

Por causa da desvantagem no placar, Alcaraz voltou à segunda parcial sedento por recuperação. Obteve a primeira quebra da partida logo no game inicial e abriu vantagem no set. Sinner, no entanto, não desistiu e empatou a disputa em 3 a 3. Com o equilíbrio predominando mais uma vez, o tie-break parecia inevitável. No décimo segundo game, porém, Sinner incomodou o saque de Alcaraz, obteve nova quebra e venceu a partida depois de 2 horas e 15 minutos.  O italiano fez 2 sets a 0, com parciais de 7/6 (4) e 7/5. Decisão também nas duplas: O domingo (16) não foi só de Sinner e Alcaraz em Turim. Mais cedo, houve a decisão de duplas do ATP Finals. O britânico Henry Patten e o finlandês Harri Heliovaara ficaram com o título pela primeira vez. Derrotaram Joe Salisbury e Neal Skupski, do Reino Unido, por 2 sets a 0, com parciais de 7/5 e 6/3.

 

Adaptação: Eduardo Oliveira

Revisão de Texto: Ana Cristina Ribeiro

Comentários


bottom of page