Dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, divulgado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, revelam que sete entre os dez municípios mais violentos do Brasil em 2023 ficam na região Nordeste. O ranking, no entanto, é liderado por uma cidade localizada na região Norte. Trata-se do município de Santana, no Amapá, que faz divisa com Macapá, capital do estado.
Imagem: Divulgação
No ano passado, a taxa de mortes violentas intencionais em Santana (AP) foi de 92,9. Na comparação com o ano anterior, houve um crescimento de 88,2%. O estado tem outro município na lista: Macapá, que registrou taxa de 71,3 em 2023. Foi a única capital brasileira presente no ranking dos dez municípios mais violentos.
Das sete cidades nordestinas na lista das mais violentas, seis estão na Bahia: Camaçari, Jequié, Simões Filho, Feira de Santana, Juazeiro e Eunápolis. Dessas, duas ficam na região metropolitana de Salvador: Camaçari e Simões Filho. O outro município do Nordeste que integra o ranking é Maranguape (CE), localizada na região metropolitana de Fortaleza.
Também aparece na lista a cidade de Sorriso (MT), que fica a cerca de 400 quilômetros de Cuiabá. Foi lá que, no fim do ano passado, uma mulher de 46 anos e as três filhas dela foram assassinadas dentro de casa por um pedreiro que trabalhava em uma obra vizinha.
Fonte: CNN Brasil
Comments