top of page

SELEÇÃO BRASILEIRA - PLANEJAMENTO PARA COPA DO MUNDO DE 2026

  • Foto do escritor: PONTO NEWS
    PONTO NEWS
  • 13 de jun.
  • 2 min de leitura

A um ano da Copa, Seleção quer enfrentar diferentes escolas e mira duelos contra europeus em 2026. CBF (Confederação Brasileira de Futebol) planeja amistosos com seleções asiáticas, em setembro, e africanas, em outubro. Maracanã desponta como favorito para despedida em solo nacional, diante do Chile, em setembro. Falta menos de um ano para a Copa do Mundo de 2026, e a seleção brasileira já tem planejamento traçado para buscar o hexa. Com a vaga confirmada no torneio que será disputado no Canadá, Estados Unidos e México, a CBF trabalha agora para viabilizar amistosos contra diferentes escolas do futebol. Neste ano que falta até a Copa do Mundo a Seleção terá 5 datas FIFA (Federação Internacional das Associações de Futebol) para que o técnico Carlo Ancelotti faça observações e ajustes na equipe.

ree

Imagem: @rafaelribeirorio/CBF

VEJA DETALHES SOBRE CADA UMA DELAS:

SETEMBRO DE 2025: Últimas 2 rodadas das Eliminatórias. O Brasil enfrenta o Chile, em casa, e fecha a participação no torneio contra a Bolívia, na altitude de El Alto.

Outubro de 2025: CBF planeja amistosos contra seleções asiáticas. Já há convite do Japão e houve contato com a Coreia do Sul.

NOVEMBRO DE 2025: intenção é encarar adversários africanos, provavelmente na Europa.

MARÇO DE 2026: data FIFA vista como muito importante, por ser a última antes da convocação para a Copa do Mundo. CBF quer marcar amistosos contra adversários europeus de primeiro nível.

JUNHO DE 2026: Seleção terá tempo para disputar mais 1 ou 2 amistosos e quer voltar a encarar europeus. Desta vez, porém, tendência é enfrentar rivais de segundo escalão, já na América do Norte. Por desejo de Carlo Ancelotti, o Maracanã desponta como favorito para receber o jogo contra o Chile, que deve marcar a despedida da Seleção em solo nacional antes da Copa do Mundo. Depois, a tendência é que todos os amistosos sejam no exterior. Levar este duelo para Porto Alegre também é uma possibilidade estudada.

Antes mesmo da contratação de Ancelotti a CBF já tinha o desejo de enfrentar seleções de diferentes continentes antes da Copa do Mundo. A ideia foi avalizada pelo técnico italiano em reunião com o coordenador geral de seleções masculinas, Rodrigo Caetano, e o coordenador técnico, Juan. Como em 2025 os europeus disputarão as Eliminatórias, amistosos contra adversários do Velho Continente só serão possíveis em 2026. Assim, a ideia é enfrentar asiáticos e africanos que terão disponibilidade em outubro e novembro deste ano, respectivamente. Neste ciclo de Copa do Mundo, o Brasil conseguiu enfrentar 5 seleções de fora das Américas: Marrocos, Senegal, Guiné, Inglaterra e Espanha.

 

Adaptação: Eduardo Oliveira

Revisão de Texto: Ana Cristina Ribeiro

Comentários


bottom of page