PRONTO-SOCORRO DE LORENA REGISTRA QUASE 9 MIL ATENDIMENTOS NO ÚLTIMO QUADRIMESTRE, APONTA SAÚDE
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Números foram apresentados, durante audiência pública de prestação de contas do setor, realizada na Câmara. A Secretaria Municipal de Saúde de Lorena apresentou, na manhã da terça-feira (27/5), os dados de atendimentos realizados no Pronto-Socorro referentes ao 1º quadrimestre de 2025, durante audiência pública de prestação de contas realizada na Câmara. Segundo o levantamento, foram registrados 8.995 atendimentos no período.
O encontro, aberto ao público, contou com a presença de assessorias parlamentares, equipes técnicas do setor, a responsável pela pasta, Denise Bueno, além dos vereadores Dra. Élida Vieira (PODE), presidente do Legislativo, Ana Lúcia Mello (Lúcia da Saúde – PODE) e Daniel Munduruku (PDT), membros da Comissão de Educação, Esportes, Cultura, Saúde, Assistência Social e da Infância e Juventude. De janeiro a abril, o PS, localizado na região central, atendeu pacientes de diversas cidades, conforme destacou a secretária. “São vários pacientes da nossa região e de municípios vizinhos, Cachoeira e Guará. São pacientes que vão por conta própria. O Pronto-Socorro, como é porta aberta, não pode negar o atendimento”, explicou.

Imagem: Lucas Martins/ Câmara Municipal de Lorena
Outro dado que ainda preocupa é o índice de absenteísmo na Rede de Atenção Básica, registrando 9.087. Apesar de uma leve queda em relação ao quadrimestre anterior, o número de faltas ultrapassou nove mil nos primeiros meses do ano. São pacientes que não compareceram ou desistiram de consultas, exames ou procedimentos oferecidos gratuitamente pelo município. Segundo Denise, o governo local tem intensificado ações de conscientização para reduzir essas ausências. “Estamos fazendo uma orientação junto à população, nas Unidades de Saúde e nas Estratégias de Saúde da Família, para atualizar o cadastro [pacientes] sempre que mudar”.
Para a presidente da Câmara, Dra. Élida, a audiência foi uma oportunidade importante para o acesso transparente às informações administrativas da pasta. “O que mais nos chamou atenção foi a questão das abstenções. Muitas pessoas deixam de comparecer a exames, consultas e procedimentos, o que gera prejuízo para o sistema como um todo. É fundamental unir esforços em campanhas de conscientização que incentivem os pacientes a manter ou cancelar com antecedência seus agendamentos”, completou. O apelo é por um maior engajamento dos moradores, visando o bom funcionamento do serviço público de saúde com mais eficiência e equidade. “A conscientização é o caminho. Só assim vamos conseguir oferecer um atendimento mais justo e acessível a todos,” concluiu.
Fonte: Departamento de Comunicação da Câmara de Lorena
Áudios: Departamento de Comunicação da Câmara de Lorena
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