PRESIDENTE DA CML FOI ELEITA DELEGADA PARA CONFERÊNCIA NACIONAL DE POLÍTICAS PARA MULHERES
- PONTO NEWS
- 20 de ago.
- 2 min de leitura
Atualizado: 20 de ago.
A vereadora e presidente da Câmara de Lorena, Dra. Élida Vieira (PODE), foi eleita, em primeiro lugar, delegada titular e representará o município, a RMVALE (Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte) e o estado de São Paulo na 5ª CNPM (Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres), que acontecerá nos dias 29 e 30 de outubro e 1º de novembro, em Brasília.
O evento, coordenado pelo Ministério das Mulheres e pelo Conselho Nacional dos Direitos da Mulher, terá como tema: “Mais Democracia, Mais Igualdade, Mais Conquistas para Todas”.
A eleição da parlamentar lorenense ocorreu de forma online, na noite desta quarta-feira (13/8), durante a conferência livre: “Juntas Podemos”, que contou com a participação de centenas de mulheres de todas as regiões do Brasil; de vereadoras; da presidente nacional do Podemos Mulher, Márcia Pinheiro; e da presidente nacional da legenda, deputada federal Renata Abreu.
Na apresentação de sua proposta, antes do início da votação com candidatas de várias localidades do país, Dra. Élida destacou a importância de as mulheres ocuparem os espaços de decisão.
Outra conquista foi que sua proposta também saiu vitoriosa: eliminar a desigualdade salarial no serviço público entre homens e mulheres que ocupam funções equivalentes, além de valorizar carreiras femininas como educação, saúde e assistência social historicamente desvalorizadas.

Imagem: Divulgação
Após sua vitória, Dra. Élida agradeceu a todas as participantes e ao apoio recebido. “O sentimento é de gratidão por ser a delegada mais votada. Tivemos muitas participações de Lorena e da região na conferência. Representar todas as mulheres da cidade e do Vale do Paraíba é uma responsabilidade e uma missão que recebo com coragem.”
Para ela, a representatividade feminina do estado na conferência nacional será fundamental para garantir a implantação efetiva de políticas públicas às mulheres. “Vamos levar para Brasília a força e a diversidade das mulheres paulistas, garantindo que cada diretriz seja discutida, aprovada e transformada em políticas reais e viáveis para serem aplicadas localmente.”
Antes do encontro nacional, a presidente também deverá se reunir com os conselhos em defesa da mulher, prefeituras e câmaras municipais. “O objetivo é fazer com que as propostas não fiquem apenas no papel, mas se tornem ações concretas de combate à violência, fortalecimento e autonomia econômica, além da promoção da saúde integral da mulher.”
A intenção também é realizar encontros ou audiências públicas locais para ouvir as demandas das mulheres, que serão protocoladas em Brasília, na 5ª CNPM. “Para que cada avanço seja fruto de uma construção conjunta.”
Matéria: Câmara Municipal de Lorena (C.M.L)



Comentários