PAPA LEÃO 14 CELEBROU SUA PRIMEIRA MISSA APÓS SER ELEITO BISPO DE ROMA
- PONTO NEWS
- 9 de mai.
- 2 min de leitura
O novo sumo pontífice, Leão XIV, celebrou nesta sexta-feira, (90 sua primeira missa como líder da Igreja Católica na Capela Sistina, no Vaticano, o papa disse esperar que sua eleição ajude a "trazer luz às noites escuras deste mundo" e afirmou que foi chamado por Deus para ser seu "fiel administrador".
A missa foi celebrada perante cardeais, tanto os eleitores quanto os religiosos com mais de 80 anos sem direito a voto, e funcionários que ajudaram na realização do conclave.
Vestidos de branco, todos os cardeais eleitores e os presentes em Roma assistiram à primeira missa, que começou às 11 horas no horário local (6 horas no horário de Brasília), a cerimônia foi transmitida ao vivo pelos canais do Vaticano.
Durante a celebração, Leão XIV também lamentou o declínio da fé, alertando que "reduzir Jesus a um líder ou super-homem é ateísmo". "Ainda hoje não faltam contextos em que Jesus, embora apreciado como homem, é reduzido apenas a uma espécie de líder carismático ou super-homem, e isso não apenas entre os não crentes, mas também entre muitos batizados, que assim acabam vivendo, nesse nível, um ateísmo de fato", destacou.
O sucessor de Pedro citou "contextos em que outras seguranças são preferidas a ela [fé], como a tecnologia, o dinheiro, o sucesso, o poder, o prazer". "São ambientes em que não é fácil testemunhar e anunciar o Evangelho e onde aqueles que creem são ridicularizados, combatidos, desprezados ou, no máximo, tolerados e lamentados", disse.

Imagem: Paul Suncion Andina/AFP
Alinhado com a ala reformista do clero, o papa ainda fez um apelo para autoridades da Igreja, pedindo um compromisso indispensável de "desaparecer para que Cristo permaneça, fazer-se pequeno para que Ele seja conhecido e glorificado". "Que Deus me conceda esta graça, hoje e sempre, com a ajuda da terna intercessão de Maria, Mãe da Igreja", acrescentou.
Por fim, Leão XIV homenageou o apóstolo São Pedro, considerado o primeiro papa e discípulo de Jesus, e pediu sua bênção durante todo o seu pontificado, a língua da celebração, como de costume, foi o latim, no entanto, a primeira e segunda leitura da missa 'pro ecclesia', foram em inglês e espanhol, as duas principais línguas faladas pelo papa, o coral foi regido pelo brasileiro Marcos Pavan.
Após a celebração da primeira missa do Papa, o Vaticano tornou publico sua agenda de compromissos em seus primeiros dias no Vaticano até a próxima segunda-feira (12).
Após a missa 'pro ecclesia', o próximo compromisso de Leão XIV será no domingo, (11) de maio, o novo Bispo de Roma recitará a oração Regina Coeli (Rainha do Céu) na Sacada Central da Basília de São Pedro ao meio-dia (7h no horário de Brasília).
O último compromisso oficial anunciado do Santo Padre vai acontecer na segunda-feira, (12) às 10 (5h no horário de Brasília), quando se reunirá na Sala Paulo VI com todos os profissionais da imprensa credenciados e que cobriram os eventos das últimas semanas, desde a morte de Francisco.
Matéria: Talles Honorato


Comentários