top of page
Foto do escritorportalpontonews

PANDEMIA DA COVID-19 COMPLETA 2 ANOS

Na última sexta-feira (11), data em que se completaram dois anos que a Organização Mundial da Saúde declarou a pandemia do novo coronavírus, o novo boletim do Observatório Fiocruz Covid-19 chama atenção para o relaxamento prematuro das medidas protetivas diante do cenário atual. Segundo os pesquisadores do Observatório, responsáveis pelo boletim, é necessário ter prudência na adoção de qualquer medida de flexibilização, tanto pelo possível impacto do Carnaval e o potencial aumento de casos e internação.

Os pesquisadores defendem ainda a aplicação de uma 4ª dose da vacina contra a Covid-19 para idosos a partir dos 70 anos. O boletim destaca que, durante a onda da Ômicron, os países que tinham maiores parcelas da população com dose de reforço apresentaram uma redução substancial das hospitalizações, mesmo com alta no número de casos de Covid-19.

Imagem: Pixabay

Além disso, estratégias de saúde pública que ampliem a cobertura e vacinação também são necessárias – tais como o passaporte de vacinas nos locais de trabalho e ambientes fechados, combinado com o uso de máscaras nos locais em que não há um controle do total de vacinados ou em situações que envolvem grande concentração de pessoas. Ao mesmo tempo em que casos graves são mais concentrados nas idades mais avançadas, cresce a contribuição de grupos mais jovens, principalmente de crianças, no quantitativo total de número de casos, como aponta o Boletim.


Matéria: Gabriela Rodrigues

Comments


bottom of page