top of page

MUNDIAL SUB-20 - BRASIL CAI EM GRUPO DA MORTE VEJA OS RIVAIS

  • Foto do escritor: PONTO NEWS
    PONTO NEWS
  • 3 de jun.
  • 3 min de leitura

Sorteio coloca time de Ramon Menezes no Grupo C, juntamente com espanhóis, marroquinos e mexicanos em competição que acontece entre setembro e outubro no Chile. México, Espanha e Marrocos. Esses serão os adversários do Brasil na luta pelo hexacampeonato mundial Sub-20. O atual bicampeão sul-americano foi sorteado no Grupo C em evento realizado na noite da quinta-feira (29), em Santiago, no Chile, que receberá o torneio entre setembro e outubro. Em setembro de 2024, na preparação para o Sul-Americano, este geração do Brasil realizou 2 amistosos contra o México, em São Januário, e venceu ambos: 2 a 1 e 3 a 2. Por sinal, foram os únicos amistosos disputados até aqui em todo ciclo. Os mexicanos disputam o torneio pela décima sétima vez e tiveram como melhor campanha o vice-campeonato de 1977.

Já a Espanha tentará o bicampeonato na décima sexta participação, após levantar o troféu em 1999 em geração encabeçada por lendas como Casillas e Xavi. Por fim, o Marrocos, quarto lugar em 2005, disputará a competição pela quarta vez. A seleção brasileira tem programação definida para a próxima Data FIFA (Federação Internacional das Associações de Futebol), a última de preparação antes da convocação final pelo treinador Ramon Menezes. Os jovens se apresentam na próxima segunda-feira (2) em Cairo, no Egito, onde enfrentam os donos da casa no dia 4 de junho, a Arábia Saudita, dia 7 de junho, e a Coreia do Sul, dia 10 de junho.

O treinador volta a enfrentar o já conhecido problema de liberação de atletas. Como os Mundiais Sub-20 não são considerados Datas FIFA, os clubes não são obrigados a liberar atletas e tudo passa por negociação da CBF (Confederação Brasileira de Futebol) comandada pelo tetracampeão Branco, diretor de seleções de base. Para edição deste ano, Estêvão é o expoente da geração, por exemplo, mas a presença na competição dependerá da anuência do Chelsea.

ree

Imagem: Rafael Ribeiro/CBF

Ramon Menezes analisou a chave e lembrou que o Brasil passou por situação parecida na última edição do torneio, mas avançou às oitavas de final: “É a segunda vez que pegamos um grupo competitivo. Em 2023, tínhamos Itália e Nigéria. Agora, são 3 adversários muito difíceis. Todas as chaves ficaram equilibradas e Mundial é isso mesmo. Tivemos a mesma experiência no Mundial passado e agora o próprio Sorín (ex-lateral argentino que participou do sorteio) apontou como grupo da morte. Confiamos no trabalho. Estamos sempre confiantes”.

Branco também falou sobre os adversários e lembrou o retrospecto positivo diante dos espanhóis: “Para mim, é o grupo mais difícil da competição. Já enfrentamos o México, a Espanha tem a tradição de sempre… Já enfrentamos em finais do Mundial Sub-17, do Sub-20 e das Olimpíadas, mas ganhamos todas. O Marrocos é um time que está crescendo muito em todas as categorias”. O Mundial Sub-20 será disputado no Chile entre os dias 27 de setembro e 19 de outubro com a participação de 24 seleções.

Os jogos estão divididos em 4 sedes: Santiago, Valparaíso, Rancagua e Talca. As equipes estão distribuídas em 6 grupos de 4 seleções, com os 2 primeiros e além dos 4 melhores terceiros colocados avançando às oitavas de final. O Mundial Sub-20 volta a ser disputado na América do Sul após a Argentina ser sede em 2023, edição vencida pelo Uruguai, quando o Brasil caiu para Israel nas quartas de final. Assim como há 2 anos, a Seleção chega para a competição com o status de campeão sul-Americano. Com 5 conquistas, o Brasil busca o hexacampeonato, assim como entre os profissionais, para igualar a Argentina. Campeão pela última vez em 2011, na Colômbia, com a Geração 1992 e destaques como Oscar, autor de 3 gols na final contra Portugal, a Seleção foi vice-campeã em 2015, na Nova Zelândia, mas não se classificou em 3 das últimas cinco edições: 2013, 2017 e 2019.

 

CONFIRA OS CONVOCADOS PARA A DATA FIFA DE JUNHO

 

GOLEIROS:

Felipe Longo – Corinthians-SP (Brasil)

Lucas Furtado – Flamengo-RJ (Brasil)

Aranha – Palmeiras-SP (Brasil)

 

LATERAIS:

JP Chermont – Santos-SP (Brasil)

Leandrinho – Al Shabab (Arábia Saudita)

Léo Derik – Athletico-PR (Brasil)

Pedro Lima – Wolverhampton (Inglaterra)

 

ZAGUEIROS:

Iago – Flamengo-RJ (Brasil)

Benedetti – Palmeiras-SP (Brasil)

Filipe Bordon – Lazio (Itália)

João Souza – Flamengo-RJ (Brasil)

 

MEIO-CAMPISTAS:

 

Breno Bidon – Corinthians-SP (Brasil)

João Cruz – Athletico-PR (Brasil)

Gabriel Moscardo – Reims (França)

Rayan Lucas – Flamengo-RJ (Brasil)

Gabriel Carvalho – Internacional-RS (Brasil)

Matheus Alves – São Paulo-SP (Brasil)

 

ATACANTES:

 

Rayan – Vasco-RJ (Brasil)

Matheus Gonçalves – Flamengo-RJ (Brasil)

Deivid Washington – Santos-SP (Brasil)

Luighi – Palmeiras-SP (Brasil)

Gustavo Nunes – Brentford (Inglaterra)

Gustavo Prado – Internacional-RS (Brasil)

 

Adaptação: Eduardo Oliveira

Revisão de Texto: Ana Cristina Ribeiro

Comentários


bottom of page