top of page

KELVIN KIPTUM BATEU O RECORDE MUNDIAL DA MARATONA EM CHICAGO

Kelvin Kiptum quebrou o recorde mundial da maratona de forma brilhante na Maratona de Chicago 2023 no domingo (8), nos primeiros quilômetros, sete corredores e vários coelhos formaram um pelotão da frente. Mas com pouco mais de 5 quilômetros percorridos, apenas Kiptum, vencedor da Maratona de Londres, e Daniel Kibet Mateiko permaneceram em contato correndo no mesmo ritmo.

A dupla estava correndo bem abaixo do ritmo do recorde mundial quando chegou à metade da prova em 1h00min48s, mas foi somente quando Kiptum disparou, faltando 10 quilômetros, que a marca de Eliud Kipchoge em Berlim no ano passado voltou à tona.

Imagem: R7

Com impressionantes 5 quilômetros na casa dos 13min51s entre o 30º e 35º quilômetros colocaram Kiptum no caminho para correr abaixo de 2h01min e ele continuou avançando na liderança. Kibet abandonou nos últimos quilômetros, mas Kiptum não mostrou sinais de fraqueza e correu a segunda parte da prova em 59min47s, para uma rara parcial negativa.

E concluiu os 42 quilômetros 195 metros da Maratona de Chicago em 2h00min 35 s o atleta disse que não tinha como objetivo principal o recorde, mas disse que sabia que a marca anterior de 2h01min 09 seg de Kipchoge seu compatriota duas vezes campeão olímpico estava em seu alcance nos quilômetros finais, quando ele se esforçava para fazer história.


Matéria: Talles Honorato

Comments


bottom of page