top of page

HELOÍSA HELENA VOLTARÁ AO CONGRESSO NACIONAL PARA A VAGA DE GLAUBER BRAGA

  • Foto do escritor: PONTO NEWS
    PONTO NEWS
  • 20 de dez. de 2025
  • 2 min de leitura

A ex-senadora Heloísa Helena (Rede-RJ) está de volta ao Congresso Nacional depois de 18 anos afastada do Parlamento. Ela assume por seis meses a vaga do deputado Glauber Braga (PSOL-RJ), suspenso pelo plenário da Câmara por falta de decoro.

A retomada do mandato recoloca em cena uma das figuras mais combativas da política Brasileira conhecida por enfrentar tanto o Centrão quanto seus próprios aliados, em embates que atravessaram o PT, o Psol e, agora, a Rede Sustentabilidade.

Nova integrante da bancada do Rio de Janeiro, Heloísa nasceu e construiu sua trajetória política em Alagoas, onde foi deputada estadual, vice-prefeita de Maceió e senadora.

Foi no Senado, entre 1999 e 2007, que ganhou projeção nacional: primeiro como uma das principais lideranças da oposição ao governo Fernando Henrique Cardoso; depois como voz dissonante dentro do PT, partido do qual seria expulsa em 2003 após votar contra a reforma da Previdência enviada pelo governo Lula.

A expulsão levou à criação do Psol, do qual Heloísa se tornou fundadora, primeira presidente e uma das lideranças mais influentes nos anos 2000. Em 2006, disputou a Presidência da República e terminou em terceiro lugar, com 6,85% dos votos válidos desempenho que marcou o auge de sua popularidade eleitoral.

Apesar da notoriedade, não conseguiu retornar ao Parlamento nas disputas seguintes. Em 2013, após novos conflitos internos, deixou o Psol e ingressou na Rede Sustentabilidade, criada por Marina Silva. Mas também ali enfrentou divergências profundas, que eclodiram com força nas eleições internas deste ano.

Imagem: Geraldo Majela/ Agência Senado

Em abril, no 6º Congresso Nacional da Rede, a chapa Rede pela Base, ligada a Heloísa, venceu com 76% dos votos a terceira derrota consecutiva da ala de Marina Silva.

A divisão interna não é nova: Marina representa uma linha sustentabilista progressista, defensora da preservação ambiental em diálogo com o sistema político e econômico.

Heloísa, por outro lado, lidera o ecossocialismo, que propõe ruptura com o modelo econômico vigente como condição para justiça ambiental e social.

Durante o congresso, militantes da chapa vencedora entoaram o coro: "A Rede que eu quero não votou no Aécio", lembrando o apoio de Marina a Aécio Neves (PSDB) no segundo turno da disputa presidencial de 2014.

Matéria: Congresso em foco/ Adaptação: Talles Honorato

Comentários


bottom of page