Um grande cardume de tainhas foi flagrado recentemente no Litoral Norte de São Paulo e tem chamado atenção nas redes sociais pela quantidade de peixes aglomerados. Os registros foram feitos pelo fotógrafo Márcio Silva no dia 27 de julho, na Ilha Anchieta, em Ubatuba. Ele estava fazendo captação de imagens da praia e do sol nascendo, por volta das 7h, quando encontrou raias e logo depois o cardume.
Imagem: Márcio Silva
De acordo com o oceanógrafo Hugo Gallo, o motivo da grande aglomeração dos peixes é o período de reprodução da espécie, que acontece durante o inverno. Os animais deixam o estuário da Lagoa dos Patos (a maior laguna da América do Sul), no Rio Grande do Sul, onde crescem, e partem para a costa sul e sudeste do Brasil, para iniciar a época de desova. Hugo ainda explicou que a chegada dos animais é algo muito importante para a biodiversidade do litoral e para a cadeia alimentar marinha.
A tainha é um peixe que integra a família dos mugilídeos. O animal vive em litorais de clima tropical, mas também pode ser encontrado nas águas doces e a espécie é extremamente utilizada na gastronomia, por isso, acaba sendo alvo de diversos pescadores.
Fonte: Portal G1
Adaptação: Gabriela Rodrigues
Comments