top of page

FÓRMULA 1 - VITÓRIA DE PIASTRI

  • Foto do escritor: PONTO NEWS
    PONTO NEWS
  • há 12 horas
  • 3 min de leitura

Em dia de vitória de Oscar Piastri, o time anulou a vantagem do holandês que acabou fora do pódio, e ainda confirmou uma dobradinha com o segundo lugar de Lando Norris. George Russell chegou em terceiro lugar, e Gabriel Bortoleto, que largou em décimo terceiro lugar, sofreu uma quebra que levou ao abandono. Piastri herdou o primeiro lugar na prova no Circuito Internacional de Miami após largar da quarta colocação, alcançar a vice-liderança após a volta de abertura e cozinhar Verstappen nas 8 voltas iniciais, concretizando, por fim, a ultrapassagem da vitória no décimo quarto giro.

O holandês, então, ficou à mercê de Norris. Originalmente segundo colocado, ele caiu para sétimo mas chegou ao top 3 em 9 voltas. Sucedendo uma bandeira amarela na volta 30, o piloto da RBR ainda foi ultrapassado por Russell. Oscar chega a quatro vitórias em 2025, ampliando sua vantagem na liderança do campeonato de pilotos: agora, somando 131 pontos, 16 pontos a mais que o vice-líder Norris. Verstappen, terceiro colocado, tem Russell a apenas seis de alcançá-lo na tabela. A McLaren segue dominando o campeonato de construtores, somando 246 pontos. A Fórmula 1 retorna daqui a 2 semanas em 18 de maio, com o Grande Prêmio da Emilia-Romagna, sétima rodada desta temporada.


Imagem: Chandan Khanna / AFP

MOMENTOS-CHAVE:

A largada: O pole Verstappen largou na frente, mas uma ligeira travada permitiu a aproximação do segundo colocado, Norris, que acessou a curva 2 um pouco à frente do rival. Max, porém, fechou a porta para o piloto da McLaren, que escapou do traçado e, por isso, despencou para o sétimo lugar.

Com isso, Antonelli teve caminho aberto para ameaçar uma manobra sobre o tetracampeão da RBR, que se defendeu e seguiu na ponta. Em terceiro lugar aparecia Piastri, à frente de Russell. E atrás da dupla, Albon, que ganhara duas colocações no início da prova. No fundo do grid, pouco mudou; Bortoleto conseguiu se manter em décimo terceiro colocado atrás de Hamilton. O calouro da Sauber passou a ter o colega Nico Hulkenberg em sua cola. Prova começa com bandeira amarela: Ainda na largada, Jack Doohan, em décima quarta colocado, teve um contato lateral com a RB de Liam Lawson.

O safety car virtual foi acionado, e a prova recomeçou na volta 4, momento em que Piastri passou Antonelli pela vice-liderança. Piastri desbanca Verstappen da ponta: Na volta oito, Piastri conseguiu reduzir sua diferença para Verstappen a menos de 1 segundo, sustentando ainda uma vantagem confortável em relação ao terceiro colocado, Antonelli, que posteriormente foi ultrapassado por Norris. Mas os ataques diretos começariam só na décima volta.

As 2 primeiras tentativas de Piastri, no décimo primeiro giro, não surtiram efeito. Na abertura da volta 14, porém, o piloto da McLaren assumiu a liderança da prova na reta principal: com vantagem do carro à frente na entrada da curva, vindo por fora, forçou uma travada de pneus do rival e surgiu à frente dele, já abrindo 4 segundos de vantagem sobre Verstappen nas voltas que sucederam. Norris também supera tetracampeão: Para se colocar em posição de também pressionar Verstappen, Lando precisou de nove voltas, mirando o top 3: ele era sexto antes da bandeira amarela. Depois subiu para quinto ao superar Albon e, por sequência, Russell e Antonelli.

O piloto da McLaren se aproximou do holandês logo assim que seu colega, Piastri, herdou a liderança da corrida. Max e Lando se reencontraram na décima oitava volta. A primeira ultrapassagem não se manteve; apenas na segunda ultrapassagem é que Norris conseguiu enfim passar o piloto da RBR. Mercedes tira Verstappen do pódio: Verstappen foi o primeiro piloto do top 3 a parar, na volta 27.

Ele retornou em sexto lugar, mas logo após sua troca, uma quebra na Haas de Oliver Bearman acionou o safety car virtual pela segunda vez. A McLaren fez o pit stop de seus dois pilotos entre as voltas 30 e 31. Neste meio tempo, a Mercedes também chamou Russell, que retornou à pista na frente de Max quando a disputa recomeçou. O holandês ensaiou algumas aproximações do rival, de quem esteve a 1s5. Ainda assim, a diferença entre eles voltou a crescer nas últimas 10 voltas.

 

Adaptação: Eduardo Oliveira

Revisão de Texto: Ana Cristina Ribeiro

Comentários


bottom of page