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F1 - VERSTAPPEN VENCE NO AZERBAIJÃO

  • Foto do escritor: PONTO NEWS
    PONTO NEWS
  • 26 de set.
  • 4 min de leitura

Verstappen vence e Williams tem primeiro pódio em 4 anos. Bortoleto é décimo primeiro. Sainz conquistou primeiro pódio pela equipe inglesa, desde a transferência da Ferrari nesta temporada. Russell, segundo colocado, pôs Mercedes na vice-liderança do Mundial. Pole position, Max Verstappen chegou a 4 vitórias em 2025 ao vencer o Grande Prêmio do Azerbaijão. A conquista no Circuito de Baku dividiu espaço com o segundo lugar de George Russell, que ajudou a Mercedes a tomar a vice-liderança do Mundial da Ferrari. A surpresa do dia foi o terceiro lugar de Carlos Sainz, que quebrou um jejum de 4 anos da Williams no top 3. Gabriel Bortoleto foi décimo primeiro, beneficiado por uma punição a Alexander Albon. Bortoleto se beneficiou, na largada, da batida que tirou Oscar Piastri da prova: de décimo terceiro colocado, subiu para a décima segunda posição. Superando o mentor Fernando Alonso, e entrou no top 10 com os pit stops dos rivais mas perdeu posições com sua parada na volta 27. De oitavo lugar a décimo sexto colocado, o brasileiro passou Esteban Ocon, o colega Nico Hulkenberg e Lance Stroll. Como Albon levou 10s por bater em Franco Colapinto na volta 16, Gabriel passou a décima priemira posição. Segundo no grid após uma classificação caótica, Sainz perdeu a posição graças à estratégia da Mercedes. Deixar Russell mais tempo na pista fez o inglês subir ao top 3. Com o pit stop do espanhol, o George assumiu a vice-liderança definitivamente. Ainda assim, valeu o primeiro pódio da Williams desde o Grande Prêmio da Bélgica de 2021, quando o mesmo Russell completou a prova em segundo lugar. A batida de Piastri na largada se somou ao dia ruim de Lando Norris: superado na largada por Isack Hadjar, ele ainda sofreu com outro pit stop lento, de 4 segundos. O inglês caiu para oitavo e cruzou a linha de chegada em sétimo colocado. Os resultados, somados ao pódio da Mercedes, adiaram o título de construtores da McLaren para o Grande Prêmio de Singapura. A inglesa segue líder do campeonato de construtores com 623 pontos. A vice-líder Mercedes tem 290 pontos, 4 pontos a mais que a Ferrari. Com os 33 pontos de Max Verstappen e o sexto lugar de Yuki Tsunoda, a RBR vai a 272 pontos. No Mundial de pilotos, Norris diminuiu a diferença na vice-liderança para Piastri, de 31 para 25 pontos.

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Imagem: Reuters

Resultado

1.    MAX VERSTAPPEN (RBR)

2.    GEORGE RUSSELL (Mercedes) +14s609

3.    CARLOS SAINZ (Williams) +19s199

4.    KIMI ANTONELLI (Mercedes) +21s760

5.    LIAM LAWSON (RB) +33s290

6.    YUKI TSUNODA (RBR) +33s808

7.    LANDO NORRIS (McLaren) +34s217

8.    LEWIS HAMILTON (Ferrari) +36s310

9.    CHARLES LECLERC (Ferrari) +36s774

10. ISACK HADJAR (RB) +38s982

11. GABRIEL BORTOLETO (Sauber) +67s606

12. OLIVER BEARMAN (Haas) +68s262

13. ALEXANDER ALBON (Williams) +72s870

14. ESTEBAN OCON (Haas) +77s580

15. FERNANDO ALONSO (Aston Martin) +78s707

16. NICO HULKENBERG (Sauber) +80s237

17. LANCE STROLL (Aston Martin) +96s392

18. PIERRE GASLY (Alpíne) + 1 volta.

19. FRANCO COLAPINTO (Alpine) + 1 volta.

Abandonou: Oscar Piastri (McLaren)

A Fórmula 1 retorna daqui a 2 semanas com o Grande Prêmio de Singapura, válido como a décima oitava rodada da temporada. Enquanto o pole Verstappen conseguia manter a dianteira à frente de Sainz e Lawson com facilidade, mais atrás, em nono lugar, o líder do campeonato Oscar Piastri batia. O australiano queimou a largada e parou novamente, sendo ultrapassado no grid após o apagar das luzes. Depois, passou reto e acertou as barreiras da curva 5. Com isso, Charles Leclerc subiu uma posição, e Lewis Hamilton, que já havia passado Fernando Alonso do décimo segundo lugar, apareceu em décimo colocado. O espanhol, por sinal, seria punido na volta 6 por também queimar a largada, reagindo instintivamente a Piastri à sua frente. Bortoleto foi outro beneficiado com a retirada do piloto da McLaren indo de décimo terceiro colocado a décima segund aposição. No pelotão do meio, Norris encostou em Tsunoda, mas não conseguiu passar o japonês da RBR nas duas curvas seguintes. Enquanto o rival ultrapassava Russell, quinto colocado, o piloto da McLaren era superado por Isack Hadjar. Mais à frente, Russell recuperou o quinto lugar. A prova recomeçou na volta 5. Enquanto Verstappen disparava, as duas Mercedes se espremeram com a Red Bull de Lawson na primeira curva. Quem aproveitou o embolo foi Tsunoda, que conseguiu ultrapassar Russell uma segunda vez. No entanto, o inglês recuperaria a posição na volta 10. De 1s4 após a bandeira verde, a vantagem de Max sobre Sainz subiu para 2 segundos. Na décima terceira volta, já era de 3s3. No décimo sexto giro, Antonelli e Russell se encontravam a menos de 1 segundo um do outro e de Lawson. O mais velho alertou a Mercedes, pelo rádio, de que sabia como poderiam passar o neozelandês de olho no pódio. Àquela altura, Antonelli calçava pneus médios usados contra duros novos do colega. Foi o calouro quem parou primeiro, na volta 19, pondo pneus duros. A Mercedes, seguiu com Russell na pista. Ele subiu para quarto e, com Lawson também nos boxes, foi a terceiro. A parada de Sainz na vigésima oitava volta o alçou à vice-liderança; o espanhol voltou em sexto lugar. Russell tinha atrás de si Tsunoda, Norris e Hamilton, que pararam entre as voltas 37 e 39. Só depois deles o inglês calçou pneus médios, voltando à pista ainda em segundo lugar na frente de Sainz. Tranquilo na ponta, Verstappen faria seu único pit stop na volta seguinte a Russell, tendo 32 segundos de vantagem para o rival da Mercedes. Dos pneus duros, passou para médios usados. Com Piastri fora, Norris não aproveitou a chance e saiu de Baku apenas com 6 pontos. Superado por Leclerc na relargada, caiu para nono lugar, embora ambos tenham ganhado uma posição ao passarem Isack Hadjar. Depois da metade da prova, o inglês era quarto colocado, tendo postergado seu pit stop. Lando foi chamado aos boxes no giro 38. A troca, porém, durou 4s1 graças a uma falha na pistola de afixação do pneu dianteiro esquerdo. De volta ao oitavo lugar, ele passaria Leclerc só no quadragésimo primeiro giro para terminar em sétimo.

 

Adaptação: Eduardo Oliveira

Revisão de Texto: Ana Cristina Ribeiro

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