top of page

F1 - PIASTRI BRILHA NA ARÁBIA SAUDITA

  • Foto do escritor: PONTO NEWS
    PONTO NEWS
  • 24 de abr.
  • 3 min de leitura

Piastri vence e lidera Mundial. Bortoleto é décimo oitavo colocado. Australiano aproveitou punição a Verstappen, pole, para conquistar terceiro triunfo da temporada. Leclerc completa o pódio, primeiro da Ferrari em 2025. O Mundial de 2025 da Fórmula 1 tem um novo líder: Oscar Piastri. Vencedor do Grande Prêmio da Arábia Saudita deste domingo (20), o australiano largou em segundo lugar e jogou duro com Max Verstappen, aproveitando uma punição de 5 segundos ao holandês pole position para confirmar seu terceiro triunfo do ano valendo a liderança do campeonato.

O tetracampeão chegou em segundo e Charles Leclerc foi terceiro, garantindo o primeiro pódio da Ferrari do ano.Gabriel Bortoleto cruzou a linha de chegada em décimo oitavo colocado. Piastri, que também já venceu nos Grandes Prêmios da China e Bahrein neste campeonato, desbancou o colega Lando Norris da posição.

Ele agora sustenta 99 pontos na tabela, 10 a mais que o colega de equipe, que cruzou a linha de chegada em quarto após largar do décimo lugar, graças a uma batida na classificação deste sábado (19). Gabriel Bortoleto largou de pneus médios em vigésimo e aproveitou o safety car na primeira volta para aderir aos compostos duros, com os quais superou a marca de 40 voltas.

Ainda assim, avançou pouco, chegando a ser advertido por um toque com Fernando Alonso quando andava em décimo quinto colocado. O calouro da Sauber terminou a prova em décimo sétimo colocado, Nico Hulkenberg, seu colega, ficou em décimo oitavo colocado. A Fórmula 1 retorna daqui a duas semanas com o Grande Prêmio de Miami, em 4 de maio. A etapa é válida como a sexta posição da temporada 2025.

ree

Imagem: Lars Baron/LAT Images

A largada: Piastri reagiu primeiro e conseguiu parelhar o carro com Verstappen; sem ceder nos metros seguintes, ele chegou primeiro à curva 1 e fechou a porta para o tetracampeão, que tentou por fora. Max ficou sem espaço e a centímetros de tocar na roda do australiano; passou pela parte externa da pista na curva 2 e saiu na frente, apesar das queixas do piloto da McLaren. Russell, por sua vez, conseguiu manter-se na terceira colocação à frente de Leclerc, em quarto lugar. Logo atrás, Yuki Tsunoda acabou tocado por Pierre Gasly, que veio em nono ao lado do japonês da RBR; ambos bateram, acionando o safety car ainda na primeira volta. Disputa recomeça com punição a Verstappen: A disputa foi retomada na volta 4.

Desta vez, Max conseguiu afastar a ameaça de Piastri, que por sua vez, precisou repelir a aproximação de Russell. O holandês, no entanto, foi punido com 5 segundos por ganhar vantagem ao sair da pista, já que não devolveu a posição para Piastri depois da primeira largada. Piastri assume liderança: A prova seguiu estável nas primeiras posições. Max cumpriu sua punição apenas na janela de pit stops inaugurada oficialmente por Oliver Bearman na volta 19.

Piastri fez sua troca dos pneus médios para os duros logo depois do calouro da Haas, e Russell, até então terceiro colocado, seguiu o rival na vigésima primeira volta. O holandês da RBR visitou os boxes no vigésimo segundo giro. Quando Leclerc (30) e Norris (35) finalizaram os pit stops do top 5 e as posições se reestabeleceram, Verstappen aparecia na segunda colocação a 4s4 do agora líder Piastri.

Como estendeu seu primeiro stint com os pneus médios, Leclerc assumiu a liderança provisória da corrida na volta 24. Depois de passar para os compostos duros no trigésimo giro, o monegasco voltou a ocupar a quarta colocação buscando aproximar-se de Russell. Ele chegou no rival da Mercedes, enfim, na volta 38 da prova, efetuando a manobra que valeu o pódio. Seu colega Hamilton, por outro lado, avançou menos; largando em sétimo, o heptacampeão ganhou uma posição na volta de abertura mas foi superado por Norris antes de visitar os boxes, o que fez na volta 24. Caindo para oitavo depois de trocar os pneus médios pelos duros, ele não conseguiu imprimir o mesmo ritmo nos compostos que Leclerc e seguiu em um discreto sétimo lugar.

 

Adaptação: Eduardo Oliveira

Revisão de Texto: Ana Cristina Ribeiro

Comentários


bottom of page