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F1 - NORRIS VENCE NO MÉXICO

  • Foto do escritor: PONTO NEWS
    PONTO NEWS
  • 28 de out.
  • 5 min de leitura

Norris vence e volta a liderar o Mundial da Fórmula 1. Bortoletto é décimo colocado. Leclerc e Verstappen completaram o top 3 com disputa de tirar o fôlego no fim. Hamilton flertou com primeiro pódio pela Ferrari, mas lance não investigado e punição tiraram o heptacampeão da briga. A condução tranquila de Lando Norris pela vitória no Grande Prêmio do México, que valeu a liderança do Mundial de pilotos, contrastou com o alvoroço no grid no Circuito Hermanos Rodriguez neste domingo (26): com direito a punição para Lewis Hamilton, e uma disputa acirradíssima entre Charles Leclerc e Max Verstappen pelo segundo lugar. O brasileiro Gabriel Bortoleto voltou a pontuar, chegando em décimo colocado. A corrida já começou com confusão na largada, com alguns carros escapando da pista e até Lance Stroll rodando no fundo do grid. Hamilton e Leclerc tiveram um contato, antes do monegasco retribuir a ultrapassagem do colega por fora da pista, sob muitas queixas do inglês. 5 voltas depois, o veterano foi punido após disputa com Max Verstappen. O holandês entraria no top 3 da prova já na parte final da disputa e, em 19 voltas, descontou 12 segundos de Leclerc para pressionar o monegasco visando o segundo lugar. A briga na volta 6 ainda pôs Oliver Bearman no quarto lugar, melhor resultado do inglês da Haas, e fez George Russell perder posições. Enquanto isso, Lando seguiu com larga vantagem na ponta.  Ainda contou com mais um dia de azar de seu colega Oscar Piastri: largando apenas em sétimo, o então líder do campeonato avançou menos que o esperado na corrida por se ver preso em uma disputa contra as 2 Mercedes. Com isso, Norris teve caminho aberto para voltar ao primeiro lugar no Mundial, após 16 corridas como vice.

 

Resultado:

  1. LANDO NORRIS (McLaren)

  2. CHARLES LECLERC (Ferrari) +30s324

  3. MAX VERSTAPPEN (RBR) +31s049

  4. OLIVER BEARMAN (Haas) +40s955

  5. OSCAR PIASTRI (McLaren) +42s065

  6. KIMI ANTONELLI (Mercedes) +47s837

  7. GEORGE RUSSELL (Mercedes) +50s287

  8. LEWIS HAMILTON (Ferrari) +56s446

  9. ESTEBAN OCON (Haas) +75s464

  10. GABRIEL BORTOLETO (Sauber) +76s863

  11. YUKI TSUNODA (RBR) +79s048

  12. ALEXANDER ALBON (Williams) +1 volta

  13. ISACK HADJAR (RB) +1 volta

  14. LANCE STROLL (Aston Martin) +1 volta

  15. PIERRE GASLY (Alpine) +1 volta

  16. FRANCO COLAPINTO (Alpine) +1 volta

  17. CARLOS SAINZ (Williams) +4 voltas

Abandonaram: Fernando Alonso (Aston Martin), Nico Hulkenberg (Sauber) e Liam Lawson (RB)

A Fórmula 1 retorna daqui a duas semanas com o Grande Prêmio de São Paulo, no Autódromo de Interlagos, em 9 de novembro. A etapa no Brasil é válida como a vigésima primeira da temporada. Momentos-chave: A largada: Norris seguiu à frente tranquilo nos primeiros metros mas atrás dele, Hamilton obteve aproximação suficiente de Leclerc até que os 2 emparelhassem, com o inglês na parte de dentro da curva 1. O veterano ganhou a segunda colocação na pista, mas seu companheiro de equipe passou à frente depois de escapar do traçado. Max Verstappen, que veio da quinta colocação já se aproximando dos líderes, também saiu da pista. O holandês, no entanto, havia ultrapassado Russell pouco antes da confusão na curva 1. Russell reclamou do episódio. Hamilton também se queixou de Leclerc, e ainda relatou ter perdido parte de sua asa dianteira. O brasileiro ganhou três posições já na largada e, superando Carlos Sainz na volta 9, apareceu em décimo segundo colocado. Chegou a aparecer na zona de pontuação sucedendo os pit stops de seus rivais, fez seu único pit stop valendo os pneus macios no lugar dos médios na volta 38.

Na sexagésima terceira volta, o jovem piloto ultrapassou Isack Hadjar para assumir a décima colocação definitivamente; o calouro da Sauber não pontuava desde o Grande Prêmio da Itália, no mês passado. Com o abandono do colega Nico Hulkenberg, ele conquistou o único ponto da equipe na prova. Na volta 6, Verstappen tentou passar Hamilton, mas o inglês não cedeu e os 2 carros tocaram. O tetracampeão passou reto pela grama e caiu para sexto lugar; seu rival também escapou do traçado. No entanto, a direção de prova o notificou por não seguir as instruções para retornar à pista e puniu o heptacampeão com 10 segundos. Max chegou a ser investigado, mas acabou isento pela direção de prova. “Temos 10 segundos de punição pelo incidente na curva 4 com Verstappen. Nós não concordamos com isso”, alertou o engenheiro de Hamilton, Riccardo Adami. “Que palhaçada do c…, cara. a aderência lá é tão pequena, é tão baixa”, respondeu o inglês. Hamilton cumpriu sua punição ao parar na volta 24. Trocando os pneus macios pelos médios, retornou em décimo quarto colocado e não demorou a aparecer no top 10. No entanto, passou um bom tempo atrás de Piastri, sexto colocado, e foi ultrapassado por Verstappen na volta 48. O inglês foi chamado aos boxes novamente na volta 48 para por novamente os pneus macios. Sua troca foi lenta, de 3s5. Verstappen, por outro lado, apresentou bom ritmo para não só brigar pelo pódio, mas ameaçar Leclerc nas voltas finais. Fez só uma parada, na volta 38, depois de trocar os pneus médios pelos macios. O holandês aproveitou os pit stops de Antonelli, Piastri e Hamilton na volta 49, apareceu em terceiro lugar graças à segunda parada de Bearman. Entre as voltas 50 e 69, o piloto da RBR descontou os 12 segundos de desvantagem que tinha para Leclerc. Porém, quando já podia usar a asa traseira móvel, uma bandeira amarela foi acionada depois de Carlos Sainz rodar sozinho e bater próximo à área de escape na curva 15.

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Imagem: XPB Images

O acionamento do safety car virtual impediu que o holandês seguisse em busca da manobra e, embora a corrida tenha recebido bandeira verde na última volta, não teve tempo de tentar a ultrapassagem. Bearman, beneficiado pelo enrosco entre os dois multicampeões no início da corrida, conseguiu voltar para a briga após seu primeiro pit stop, ultrapassando Yuki Tsunoda na volta 33. Mas apesar de abrir distância para as duas Mercedes que vinham atrás, o calouro da Haas acabou fora do top 3 com sua segunda troca de pneus, abrindo caminho ainda para Verstappen no pódio. Norris lidera tranquilo, mas Piastri sofre com Mercedes: Mantendo a liderança desde a pole, Lando não chegou a ser pressionado em momento algum e seguiu abrindo vantagem sobre Leclerc. Sua diferença para o rival, cerca de 3 segundos na décima volta, triplicou 10 giros depois. Os 2 postergaram seus pit stops. Norris só entrou nos boxes depois do rival, na volta 35. O inglês parou quando tinha 29 segundos de vantagem para Verstappen, vice-líder provisório após a parada de Leclerc. Leclerc, por sua vez, entrou nos boxes antes, na volta 32. Retomou sua posição original após o pit stop de Verstappen na trigésima oitava volta. No entanto, ainda sem chances reais de ameaçar Norris na ponta. Piastri, por sua vez, não teve vida fácil: largando apenas em sétimo lugar, viu-se em disputa com Russell e Antonelli, pressionando ambos pelo quinto lugar. Enquanto a Mercedes se decidia pela melhor estratégia mirando a última vaga no pódio, o australiano passou a sofrer também com a pressão de Hamilton por sua posição. O então líder do Mundial tentou uma ultrapassagem mal-sucedida sobre Antonelli na volta 47, depois que a Mercedes pediu que o calouro trocasse de posição com Russell.  Os 2 entraram juntos nos boxes e o piloto da McLaren retornou à pista na frente. Oscar passou George na volta 61 e, quando já tinha a asa traseira móvel à sua disposição, também teve que recuar devido à bandeira amarela no fim.

 

Adaptação: Eduardo Oliveira

Revisão de Texto: Ana Cristina Ribeiro

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