top of page

F1 - LANDO NORRIS VENCEU EM HUNGARORING

  • Foto do escritor: PONTO NEWS
    PONTO NEWS
  • 6 de ago.
  • 5 min de leitura

Norris segura Piastri e vence. Bortoleto é sexto colocado e pontua. McLarens protagonizam briga acirrada nas voltas finais, mas o britânico segura a ponta e ganha em Hungaroring. Russell fecha o top 3, e brasileiro alcança sua melhor posição na Fórmula 1. Após largar em terceiro e perder posições na primeira volta, Lando Norris aproveitou a estratégia acertada da McLaren e conquistou a primeira vitória no circuito de Hungaroring, segurando os ataques do segundo colocado Oscar Piastri nas voltas finais e reduzindo a distância para o colega de equipe no campeonato. George Russell completou o pódio, e Gabriel Bortoleto alcançou a sexta colocação – a melhor da carreira até agora. Largando na terceira posição, Norris tentou atacar Piastri e Leclerc na largada, mas ficou sem espaço e caiu para o quinto lugar, superado por Russell e Alonso. Depois de superar o espanhol da Aston Martin rapidamente, o britânico se estabeleceu em quarto colocado. O ponto de virada para o piloto da McLaren aconteceu na volta 31: até então líder provisório após as paradas dos 3 pilotos à frente, Norris fez o mais rápido pit stop da temporada e foi para uma estratégia de uma ida aos boxes, retornando com pneus duros.

O britânico voltou em quarto, mas a estratégia deu certo: os rivais voltaram a parar e ele assumiu a liderança, segurando o ímpeto e os mergulhos de Piastri no fim para garantir a vitória. Bortoleto, por sua vez, somou 8 pontos na tabela após uma corrida consistente. O brasileiro largou em sétimo e ultrapassou Stroll para assumir o sexto lugar, se mantendo na pista com pneus usados até a volta 40. Após colocar compostos duros, o piloto da Sauber retornou à sexta posição com as demais idas aos boxes. O calouro agora é o décimo sétimo colocado na tabela geral com 14 pontos, superando Oliver Bearman e Yuki Tsunoda. O triunfo de Lando Norris é o quinto do britânico no campeonato, e crucial na luta pelo campeonato com Oscar Piastri: a distância diminuiu de 16 pontos para apenas 9 pontos nas férias de meio de campeonato, com 284 a 275 a favor de Oscar. Max Verstappen, em nono colocado, e Lewis Hamilton, décimo segundo colocado, fizeram corridas tímidas e se envolveram em um incidente na briga pela décima primeira posição, com vantagem para o holandês. A manobra foi investigada após a prova.

Resultado final:

1.    LANDO NORRIS (McLaren)

2.    OSCAR PIASTRI (McLaren) +0s698

3.    GEORGE RUSSELL (Mercedes) +21s916

4.    CHARLES LECLERC (Ferrari) +42s560

5.    FERNANDO ALONSO (Aston Martin) +59s040

6.    GABRIEL BORTOLETO (Sauber) +66s169

7.    LANCE STROLL (Aston Martin) +68s174

8.    LIAM LAWSON (RB) +69s451

9.    MAX VERSTAPPEN (RBR) +72s645

10. KIMI ANTONELLI (Mercedes) +1 volta

11. ISACK HADJAR (RB) +1 volta

12. LEWIS HAMILTON (Ferrari) +1 volta

13. NICO HULKENBERG (Sauber) +1 volta

14. CARLOS SAINZ (Williams) +1 volta

15. ALEXANDER ALBON (Williams) +1 volta

16. ESTEBAN OCON (Haas) +1 volta

17. YUKI TSUNODA (RBR) +1 volta

18. FRANCO COLAPINTO (Alpine) +1 volta

19. PIERRE GASLY (Alpine) +1 volta

Não completou: Oliver Bearman (Haas).

A Fórmula 1 entra agora na pausa de meio de campeonato e retorna apenas no fim do mês, entre os dias 29 de agosto e 31 de agosto, no Grande Prêmio da Holanda. A etapa em Zandvoort é a décima quinta da temporada.

MOMENTOS-CHAVE:

A largada: Charles Leclerc saiu bem e segurou a ponta, enquanto Lando Norris tentou colocar o carro de lado e atacar Oscar Piastri, mas o australiano segurou a posição. De quebra, Lando foi ultrapassado por George Russell e Fernando Alonso, caindo para a quinta colocação. Gabriel Bortoleto aproveitou a largada ruim de Lance Stroll e subiu para a sexta posição, tentando atacar Norris para assumir o quinto lugar. Max Verstappen foi ultrapassado por Liam Lawson, e Lewis Hamilton também perdeu 2 posições na saída, caindo de décimo segundo colocado para décima quarta colocado. A direção de prova anotou incidentes envolvendo o brasileiro e o companheiro de equipe Nico Hulkenberg por se moverem antes da bandeira verde na largada, mas Bortoleto não foi investigado e passou ileso. O alemão, por outro lado, levou 5 segundos de punição. Jogo estratégico ganha forma: Os 10 primeiros colocados largaram com pneus médios, mas o desgaste dos compostos aconteceu mais rápido do que o imaginado. No pelotão da frente, Verstappen (volta 18) e Piastri (19) foram os primeiros a parar e colocaram compostos duros. Na sequência, Leclerc e Russell fizeram o mesmo, Piastri se deu bem, e a diferença que era de 3 segundos para Leclerc caiu para 1s2. Lando Norris assumiu a liderança provisória e se uniu a Alonso e Bortoleto como pilotos da frente que não pararam até a volta 25. Os pilotos com pneus duros demonstraram um ritmo mais rápido contra aqueles que não pararam, mas Leclerc se viu prejudicado na comparação com Piastri e passou a dizer pelo rádio que estava sem ritmo e perderia a corrida.

ree

Imagem: Clive Rose/Getty Images

Verstappen, que tinha caído para décima quarta posição após a parada, fez ultrapassagens sobre Nico Hulkenberg, Pierre Gasly e achou uma brecha contra Lewis Hamilton para assumir a décima primeira posição, a direção de prova fez investigação sobre o incidente. Logo em seguida, Max também deixou Hadjar e Bearman para trás, assumindo o nono lugar. Mais paradas e Norris na ponta: Charles Leclerc retomou a liderança após Lando Norris parar na volta 31, o britânico teve o pit stop mais rápido da temporada (1s9) e voltou em quarto colocado, com pneus duros. Com 2 segundos de vantagem sobre Piastri, o piloto da Ferrari administrou a vantagem inicialmente. Na volta 38, Norris passou com a McLaren com tudo na brita e perdeu um pouco de tempo, com direito a uma bronca do engenheiro de pista Will Joseph. No entanto, a Ferrari resolveu parar Leclerc novamente na volta 40 para colocar pneus duros, cedendo a liderança da prova para Oscar Piastri, o monegasco caiu para quarto colocado. Na volta 46, foi a vez de Piastri entrar nos boxes. Norris, que havia voltado em quarto, aproveitou as paradas de Russell, Leclerc e do companheiro de equipe para herdar a liderança. O brasileiro Gabriel Bortoleto parou na volta 40 e voltou em oitavo, atrás de Verstappen, Alonso e Hamilton. Na sequência, Max e Lewis pararam e levaram Bortoleto ao sétimo lugar. Também novato, o inglês Oliver Bearman abandonou a prova na volta 50 com problemas em sua Haas.

Brigas pela ponta e pelo pódio: Após voltar dos boxes com um pneu seis voltas mais novo em relação à Leclerc, Piastri imprimiu um bom ritmo e rapidamente encostou no piloto da Ferrari. Não demorou muito para que a ultrapassagem fosse concretizada: o líder do campeonato atacou no quinqaugésimo primeiro giro e deixou o piloto de Mônaco para trás, sem dificuldade. Nas voltas finais, Piastri aproveitou os pneus mais novos e diminuiu bastante a distância para Norris, colocando pressão no colega de equipe nas voltas finais. Enquanto isso, George Russell colou de vez em Leclerc e conseguiu assumir a terceira posição na volta 62, colocando a Mercedes por dentro na principal reta do circuito de Hungaroring e superando a Ferrari. Piastri chegou à zona de abertura de DRS nas voltas finais. O australiano fez dois mergulhos para tentar ultrapassar Norris na antepenúltima e nas penúltimas voltas, respectivamente, mas Norris se defendeu dos ataques e manteve a posição para vencer a corrida.

 

Adaptação: Eduardo Oliveira

Revisão de Texto: Ana Cristina Ribeiro

Comentários


bottom of page