ESTÁDIO MARTINS PEREIRA TEM NOVO SISTEMA DE ENERGIA SOLAR
- PONTO NEWS
- 8 de mai.
- 2 min de leitura
Em 2025, o Estádio Martins Pereira, casa oficial do São José Esporte Clube SAF, deu um importante passo em direção à sustentabilidade, o local passou a integrar o seleto grupo de arenas esportivas brasileiras que utilizam energia solar fotovoltaica, ao lado de ícones como Maracanã (RJ), Mineirão (MG), Mané Garrincha (DF), Arena Pernambuco e Pituaçu (BA).
Mais de 220 placas solares totalizando 128,76 kWp de potência instalada foram instaladas no telhado do setor Polipet (cadeiras), em apenas dois meses de operação, os resultados já são visíveis, a conta de energia elétrica teve redução de aproximadamente 65%.
“Pouca gente imagina a quantidade de energia necessária para manter um estádio em funcionamento. Desde que assumimos a gestão do Martins Pereira, estamos em busca de medidas sustentáveis para reduzir custos com energia e água”, afirmou Luiz Carlos Bertti, engenheiro e administrador da Gros Participações, responsável pela gestão do estádio. “A instalação dos painéis solares é um marco para esse patrimônio da cidade.”

Imagem: Charles de Moura (P.M.S.J.C)
A autoprodução de energia é uma solução especialmente eficaz em regiões com alta incidência solar, como São José dos Campos, a tecnologia fotovoltaica converte a luz do sol em eletricidade, que pode ser usada diretamente no local e o excedente é devolvido à rede pública, beneficiando outros consumidores.
Além da energia, o estádio também tem investido na economia de água. “Nosso time de manutenção detectou vazamentos e implementou melhorias no sistema hidráulico, o que resultou em uma economia de 50% na conta de água. Cada gota conta”, complementa Bertti.
A energia solar fotovoltaica funciona por meio de placas que captam a radiação solar e a transformam em energia elétrica, quando conectada à rede da concessionária, permite redução nos custos mensais de energia, é uma fonte limpa, com zero emissão de resíduos poluentes, o que reforça seu papel nas políticas de sustentabilidade urbana.
Com essa iniciativa, o Martins Pereira mostrou que é possível unir esporte, inovação e compromisso ambiental um verdadeiro gol de placa para São José dos Campos.
Matéria: Portal MEON



Comentários