O chamado “Golpe do Presente” pode acontecer em um dia especial: o aniversário. Golpistas oferecem a aniversariantes o resgate de presentes mediante uma taxa. Ao fazer o pagamento, existe possibilidade de roubo de dados bancários e prejuízo financeiro.
Os golpistas mandam mensagens já com alguns dados pessoais da possível vítima, como nome completo, data do aniversário e endereço e diziam representar a floricultura Giuliana Flores. Eles falavam que a pessoa tinha sido contemplada com um presente, mas que para entrega-lo, era necessário realizar o pagamento de uma taxa de cinco e 99 ou 12 reais e 99 centavos. A compra não foi solicitada pela vítima, por isso é chamada de “pedido surpresa” com um suposto presente pago por uma terceira pessoa.
Imagem: CNN Brasil (3.fev.2021)
Em outra mensagem, eles alegam que a entrega foi devolvida por não encontrar o remetente que, para nova tentativa, seria necessário pagar uma taxa de reenvio para a empresa. O golpista manda o texto no dia do aniversário da vítima para aumentar a chance do pagamento no golpe. A cobrança é feita por PIX ou cartão de crédito e o produto nunca é entregue. Em casos de golpes como este, a Polícia Civil de São Paulo permite o registro de Boletim de Ocorrência digital ou em delegacias e orienta o registro para que possam ser realizadas as investigações do caso.
Fonte: CNN Brasil
Adaptação: Gabriela Rodrigues
Comments