EMBRAER VENDE O A-29 SUPER TUCANO PARA A FORÇA AÉREA DO URUGUAI
- PONTO NEWS
- 27 de ago. de 2024
- 2 min de leitura
A Embraer anunciou nesta segunda-feira (26) a venda de até seis aeronaves A-29 Super Tucano para a FAU (Força Aérea Uruguaia). O contrato, que faz parte do programa de renovação da frota e expansão da capacidade operacional da FAU, prevê a aquisição de uma aeronave e compromisso para aquisição de cinco unidades adicionais, com entregas previstas a partir de 2025, incluindo equipamentos de missão, pacote logístico integrado e um simulador de voo.

Imagem: Divulgação / Embraer
O valor do negócio não foi divulgado. Com essa encomenda, o Uruguai se torna a sexta nação a operar o A-29 Super Tucano na América do Sul junto com Brasil, Chile, Colômbia, Equador e Paraguai.
“Devido a sua flexibilidade operacional na região sul-americana, a aeronave é utilizada para diversas missões, principalmente para controle de atividades ilícitas, monitoramento de fronteiras, reconhecimento e treinamento avançado”, disse a Embraer.
Segundo a empresa, uma frota regional de mais de 160 Super Tucano opera nos mais exigentes ambientes da América do Sul, desde a úmida e calorosa floresta amazônica, as regiões frias do sul do Chile até o calor do deserto mais ao norte, regiões montanhosas da Colômbia e Equador até as costas litorâneas do Atlântico e Pacífico.
“Estamos honrados com a decisão da Força Aérea Uruguaia, mais uma nação sul-americana a escolher o A-29 Super Tucano, aeronave que é referência em seu segmento no mercado internacional. Com essa aquisição, o Uruguai passará a contar com capacidades diferenciadas que contribuirão sobremaneira para a vigilância de suas fronteiras e aumento da prontidão operacional da FAU”, afirmou Bosco da Costa Jr, presidente e CEO da Embraer Defesa & Segurança.
“Uruguai busca reforçar a capacidade de vigilância de seu espaço aéreo e de resposta frente as ameaças, e o faz confiando na tecnologia brasileira, que propõe uma plataforma muito adequada para esses efeitos, com são os A-29 Super Tucanos”, disse o chanceler uruguaio Omar Paganini.
“Com essa incorporação estamos dando um grande salto na melhoria das nossas capacidades de defesa e dando resposta as necessidades de controle de nossa soberania territorial e combate ao crime em todas as suas formas”, afirmou o ministro de Defesa Nacional Armando Castaingdebat.
“Cabe ressaltar que desde 1981 nosso país não adquire aeronaves novas de combate. E justamente por esse motivo que a mencionada compra de aeronaves gerará uma grande motivação e satisfação profissional dentro da Força Aérea”, disse o comandante em chefe da Força Aérea Uruguaia, general do ar Luis H. De León.
Fonte: Jornal OVALE

Comentários