O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (do PT), afirmou em entrevista ao WW Especial Presidenciáveis nesta segunda-feira (12), que o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (o BNDES), voltará a ser um banco de investimento. A fala do candidato petista de reestabelecer o protagonismo do banco como o grande financiador de investimentos é criticada por economistas.
Imagem: Reprodução
A capacidade de oferta de crédito é um dos fatores apontados por parte dos economistas como sendo algo que corrobora para a inviabilidade da proposta dita pelo ex-presidente. Sergio Vale, especialista em Economia pela CNN e economista-chefe da MB Associados, lembra que estratégia de colocar a instituição como foco para o investimento também prejudica o mercado de capitais e dificulta o trabalho do Banco Central.
Os especialistas sugerem que o BNDES deve, em conjunto com o mercado de capitais, viabilizar recursos para pequenas e médias empresas e manter o papel que vem desempenhando de auxiliar e organizar projetos de investimento.
Fonte: CNN Brasil
Adaptação: Gabriela Rodrigues
Comments