CÂMARA DE LORENA PEDE REALIZAÇÃO DE AUDIÊNCIAS PÚBLICAS SOBRE POSSÍVEL CONSTRUÇÃO DE VIADUTO
- PONTO NEWS
- 17 de nov. de 2025
- 2 min de leitura
Proposta apresentada pela presidente, Dra. Élida Vieira (PODE), pede transparência e participação popular nas tratativas sobre o projeto da MRS Logística. Em sessão realizada na noite na segunda-feira (10), a Câmara Municipal de Lorena aprovou a Moção de Apelo apresentada pela vereadora e presidente, Dra. Élida Vieira (PODE), solicitando informações oficiais sobre a possibilidade de construção de um viaduto na região central. O documento também solicita à prefeitura e às secretarias municipais que promovam ampla discussão pública e transparente sobre as tratativas relativas à possível edificação no trecho entre as proximidades da Santa Casa e o Clube Comercial, pela MRS Logística, operadora que administra o sistema ferroviário.
A proposta foi motivada por informações recentes que indicam a existência de discussões entre órgãos federais, a concessionária responsável pela ferrovia e o governo municipal, voltadas à viabilização de obras de adequação da malha ferroviária que atravessa o município, passando por diversos bairros. O projeto faz parte de uma iniciativa do Governo Federal que prevê o aumento do tráfego ferroviário entre os anos de 2028 e 2030, o que exigirá adequações técnicas nas travessias urbanas para garantir segurança e eficiência no transporte, aponta o documento aprovado.

Imagem: Lucas Martins / Câmara Municipal de Lorena
Segundo a justificativa do pedido, aprovado unanimemente e também assinado conjuntamente por todos os vereadores, há possibilidade de implantação de um viaduto e fechamento de passagens de nível na área central - medida que poderá impactar comerciantes, pedestres, motoristas e a dinâmica urbana da cidade. Diante da relevância e do potencial impacto social, econômico e urbano do tema, a vereadora destacou a importância da realização de audiências públicas, abertas à comunidade e com a presença de representantes da concessionária ferroviária, de órgãos técnicos e das autoridades municipais, para apresentação dos estudos de viabilidade, alternativas técnicas e possíveis impactos positivos e negativos do projeto. “Somos contra qualquer atitude que venha ao desencontro da vontade popular. Somos contra qualquer atitude em que não haja uma discussão popular. A Câmara Municipal está exigindo da prefeitura e dos órgãos técnicos que sejam abertas todas as tratativas com a MRS e a ANTT [Agência Nacional de Transportes Terrestres] e que sejam convidados representantes da Câmara e do grupo do movimento contrário ao viaduto”.
Fonte: Câmara Municipal de Lorena

Comentários