top of page

CONCLAVE: A PARTIR DE AMANHÃ SOB OS OLHOS DE DEUS E GUIADOS PELO ESPÍRITO SANTO A IGREJA COMEÇA A ESCOLHER SEU NOVO PASTOR

  • Foto do escritor: PONTO NEWS
    PONTO NEWS
  • 6 de mai. de 2025
  • 2 min de leitura

Curiosidades: A Capela Sistina é o coração espiritual do Vaticano, cada figura desenhada no teto de Michelangelo, da Criação de Adão ao juízo final, narra a jornada da humanidade rumo a Deus.

Diante da história da salvação, em que Deus estende a mão a Adão, os cardeais se colocam em oração, permitindo que seja esse mesmo gesto divino a tocar suas consciências na escolha do Novo Pontífice.

Imagem: Mastrangelo/ Folha Press

Vale salientar que essa decisão exige temor, responsabilidade e fé diante daquele que há de vir para conduzir a Cúria Romana as igrejas e os fiéis do mundo todo.

A fumaça é uma forma antiga e simbólica de comunicar ao mundo, ela une o céu e a terra, a esperança e a revelação, quando sai a fumaça preta significa que ainda não tem o novo papa, já a fumaça branca um novo sucessor de Pedro foi escolhido.

O processo de votação também é um processo complexo:

1-    Sigilo absoluto: a queima garante que os votos não sejam revelados, preservando o segredo da escolha de cada um dos cardeais.

2-    Entrega a Deus: é um gesto de confiança, “Fizemos nossa parte, agora a decisão está em Tuas mãos”.

3-    O cardeal vai precisar de dois terços dos votos para ser eleito Papa, para garantir a cor correta da fumaça substâncias químicas são usadas.

Após ser eleito Papa, o cardeal se retira para a Sala das Lágrimas, ou seja a sacristia da Capela Sistina, onde vai vestir pela primeira vez os paramentos papais preparados em três tamanhos, em seguida escolhe um nome papal, via de regra inspirado em algum Papa anterior ou em um santo, a seguir, ele recebe o ato de obediência dos cardeais que consiste em beijar-lhe o pé.

Finalmente o novo pontífice é apresentado ao mundo na sacada da Basílica de São Pedro, onde pronuncia a bênção Urbi et Orbi, e desde o Papa João Paulo II, também um breve discurso.

Jornalista: Talles Honorato

Comentários


bottom of page