top of page

BANCO CENTRAL COMUNICA VAZAMENTO DE DADOS DE 160,1 MIL CHAVES PIX

O Banco Central informou na sexta-feira (16), o vazamento de dados vinculados a quase 140 mil chaves Pix, ligadas à empresa Abastece Aí, que oferece um sistema de carteira digital com cashback para pagamentos. De acordo com a autarquia, o vazamento ocorreu entre os dias 1º de julho e 14 de setembro, e envolveu dados como nome do usuário, CPF, instituição de relacionamento, agência, número e tipo da conta e data de criação da chave Pix.

Imagem: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Em nota, a autarquia afirma que o vazamento está ligado a “falhas pontuais em sistemas da instituição de pagamento”, e que não foram expostos dados sensíveis, como senhas, informações de movimentação financeira ou saldos. O comunicado informou ainda que as pessoas que foram vítimas do vazamento serão notificadas pelo aplicativo ou internet banking da instituição.

O Banco Central afirma que tomou as ações necessárias para apurar o caso, e que vai aplicar as medidas sancionadoras previstas na regulação. A Abastece-aí, que opera o aplicativo de mesmo nome, enviou comunicado afirmando que, “em razão do incidente de segurança, já bloqueou as atividades suspeitas.”

Potenciais informações indevidamente acessadas do Pix, seriam dados cadastrais. O vazamento foi o quarto informado pela autarquia desde o lançamento do Pix, em 2020. Dois deles ocorreram em 2021 e outro ocorreu em 2022. O aplicativo Abastece Aí foi lançado pela rede de postos de gasolina Ipiranga em 2016.


Fonte: CNN Brasil

Adaptação: Gabriela Rodrigues

Comentários


bottom of page