Uma baleia colossal antiga descoberta no Peru pode ser o animal mais pesado já registrado, de acordo com um novo estudo. Com a massa corporal estimada de 85 a 340 toneladas, o peso da agora extinta perucetus colossus é equivalente ou superior ao da baleia azul, que foi indiscutivelmente considerada o animal com a maior massa corporal até agora, disse Giovanni Bianucci, principal autor do estudo publicado na revista Nature.
O esqueleto parcial de Perucetus, composto por 13 vértebras, quatro costelas e um osso do quadril, é estimado em 17 a 20 metros de comprimento. O espécime fóssil é menor do que o de uma baleia azul de 25 metros de comprimento – mas sua massa esquelética ainda potencialmente excedeu a de qualquer mamífero ou vertebrado marinho conhecido, incluindo seu parente gigante, de acordo com o estudo. Além disso, a baleia provavelmente pesava duas a três vezes mais que a baleia azul, que hoje pode pesar mais de 149 toneladas.
Imagem: Alberto Gennari
Os ossos “são extremamente densos e compactos”, disse Bianucci. Os sirênios são grandes mamíferos herbívoros aquáticos, como peixes-boi, vacas marinhas e dugongos. O peso e o tamanho podem ter sido adaptações evolucionárias à vida em águas costeiras rasas e agitadas. A descoberta é o resultado mais recente de um grupo diverso de pesquisadores que começou em 2006 no Vale Ica, no sul do Peru.
Fonte: CNN Brasil
Adaptação: Gabriela Rodrigues
Commentaires