top of page

TÊNIS - SWIATEK CAMPEÃ EM WIMBLEDON

  • Foto do escritor: PONTO NEWS
    PONTO NEWS
  • há 3 dias
  • 3 min de leitura

Swiatek massacrou Anisimova, repetiu resultado de 1911 e foi campeã de Wimbledon pela primeira vez. Polonesa conseguiu uma bicicleta na decisão, ganhando por 6/0 e 6/0, placar que foi registrado em finais femininas na grama inglesa apenas uma vez. De um lado da quadra, a tenista que dominou o topo do ranking de 2022 até 2024, em 125 semanas na liderança, com histórico de cinco títulos em cinco finais de Grand Slam. Do outro, a surpresa desta edição de Wimbledon, que, há um ano, nem passou da fase classificatória para a chave principal do torneio na grama inglesa.

A decisão de Wimbledon 2025 pôs frente à frente a polonesa Iga Swiatek, tetracampeã de Roland Garros e uma taça do US Open, e a americana Amanda Anisimova, em sua primeira final de Major. A ex-número 1 faturou o título ao dominar a partida e massacrar por 2 sets a 0, com parciais de 6/0 e 6/0, uma bicicleta, mantendo os 100% em finais de Majors, os quatro principais torneios do tênis. Foi a primeira conquista de Swiatek em Wimbledon – agora, ela soma seis Grand Slams.

Imagem: REUTERS/Andrew Couldridge

A partida do último sábado (12) durou 1 hora (horário de Brasília). Apenas uma vez em decisões femininas de Wimbledon, o duplo 6/0 foi registrado, em 1911, Dorothea Chambers derrotou a também britânica Dora Boothby pelo placar, sem perder um game sequer. Foi a primeira final de Wimbledon desde 2017 em que houve um 6/0, o pneu. Na ocasião, a espanhola Garbiñe Muguruza derrotou a americana Venus Williams por 7/5 e 6/0. Apenas sete decisões na grama inglesa, na era aberta (desde 1968), registraram uma parcial de 6/0. Swiatek é a tenista em atividade que ficou mais tempo na liderança do ranking (125 semanas). A bielorrussa Aryna Sabalenka, eliminada por Anisimova na semifinal, soma 46 semanas como número 1. Ocupa o posto seguidamente desde 21 de outubro de 2024. A partida começou com uma quebra no saque de Anisimova, que conseguiu apenas um ponto no game inicial, em seu serviço. Swiatek ampliou para 2/0. Em 15 minutos de jogo, a polonesa conseguiu outra vez vencer o game no saque da americana e marcou 3/0. E chegou aos 4/0 facilmente, dominando completamente a cena na grama inglesa. A terceira quebra no serviço da americana veio no quinto game, com Swiatek não permitindo um ponto sequer à adversária. Sacando, a ex-número 1 fechou o set, não sem antes encaixar um lob que deixou Anisimova sem ação: 6/0. Apática em quadra, Anisimova conquistou apenas 9 pontos no primeiro set inteiro. Iga fez 27. Swiatek abriu o segundo set com mais uma quebra. Mesmo com reação de Anisimova, que chegou a igualar em 30/30, a polonesa confirmou o game de saque, abrindo 2/0. A americana até teve chance de, enfim, ganhar um game, empatou em 40, em 3 vezes, mas a ex-número 1 seguiu a trilha no jogo: 3/0. Swiatek errou bolas fáceis no quarto game, permitiu igualdade de Anisimova, mas chegou aos 4/0. O jogo estava ganho. Sem qualquer ameaça, Iga Swiatek foi campeã de Wimbledon pela primeira vez.

“Você é uma jogadora extraordinária, e provou isso hoje. É uma grande inspiração para mim. Parabéns a você e ao seu time”, disse Anisimova, às lágrimas, na premiação. “Agradeço o apoio que tive nesse campeonato inteiro. Queria ter tido um melhor desempenho hoje”. A americana agradeceu à mãe, que estava no estádio, e voltou a chorar. “Obrigado por estar aqui, testemunhar minha final ao vivo. Sei que não fui bem hoje, mas vou seguir trabalhando”. Swiatek, campeã na grama inglesa pela primeira vez no profissional, disse que teve 2 semanas fantásticas. “Nunca esperei que fosse vencer aqui”.

 

Adaptação: Eduardo Oliveira

Revisão de Texto: Ana Cristina Ribeiro

Comments


bottom of page