F1 - VITÓRIA DE PIASTRI NA HOLANDA
- PONTO NEWS
- 3 de set.
- 8 min de leitura
Piastri vence com abandonos de Norris e Ferraris; Bortoleto é décimo quinto colocado. Com Verstappen em segundo lugar, prova ainda teve pódio inédito de Hadjar, calouro da Red Bull. Norris sofreu vazamento de óleo. Pole position do Grande Prêmio da Holanda, Oscar Piastri liderou de ponta a ponta para vencer a prova no domingo (31) de muito frenesi, catalisado sobretudo pelas batidas de Lewis Hamilton e Charles Leclerc. Para completar, a quebra de Lando Norris nas últimas voltas trouxe Max Verstappen ao segundo lugar e em terceiro, o calouro da Red Bull, Isack Hadjar. Gabriel Bortoleto chegou em décimo quinto colocado. Lando chegou a ser superado por Verstappen na largada, mas conseguiu recuperar a vice-liderança da corrida. Seguiu perto de Piastri por quase toda a prova, beneficiado pelos dois safety cars acionados pelas colisões das Ferraris até um vazamento de óleo tirá-lo da disputa, a sete voltas da bandeirada. Os incidentes de Hamilton e Leclerc, respectivamente nas voltas 24 e 53, abriram as portas para as 2 principais janelas de pit stops da corrida. Foi o primeiro abandono do heptacampeão com a Ferrari, após 14 Grandes Prêmios concluídos por Lewis Hamilton, de quebra, o veterano ainda foi punido com a perda de 5 posições para o Grande Prêmio da Itália por não diminuir a velocidade sob bandeira amarela, antes mesmo da corrida começar. A Ferrari não terminava uma prova sem seus 2 pilotos desde que uma quebra e uma colisão tiraram Leclerc e Carlos Sainz do Grande Prêmio do Canadá de 2024. Surpresa do dia, Hadjar largou da quarta colocação e fez uma prova sólida, defendendo-se de Charles Leclerc e de George Russell, e até ameaçando Verstappen quando o holandês estava em terceiro. Esse é o primeiro pódio da Red Bull desde a reformulação da equipe em 2024. De forma geral, também foi o primeiro da equipe-irmã da RBR desde o terceiro lugar de Pierre Gasly, no Grande Prêmio do Azerbaijão de 2021. Um calouro que não teve tanta sorte foi Gabriel Bortoleto. O brasileiro largou em décimo terceiro colocado e caiu para o fundo do grid na largada. Postergando seu último pit stop, seguiu na parte de trás até o fim da corrida. A Fórmula 1 retorna já no próximo fim de semana, em 7 de setembro, com o Grande Prêmio da Itália. A etapa é válida como a décima sexta da temporada. Restam 9 etapas para o fim do campeonato.
Momentos-chave:
A largada: O pole Piastri disparou na frente enquanto Norris, em segundo lugar, foi facilmente alcançado por Verstappen. O inglês, porém, não cedeu terreno ao rival, e o tetracampeão acabou espalhando nos metros seguintes para evitar contato. Mesmo assim, Max ganhou a posição do piloto da McLaren. Hadjar conseguiu se manter na quarta colocação à frente de Leclerc, que por sua vez, superou Russell pelo quinto posto. Quem ganhou mais posições no início da prova foi Alexander Albon, de décimo quinto colocado a décimo lugar só na primeira volta. O carro de Bortoleto demorou a responder após dar partida e, de décimo terceiro colocado, caiu para penúltimo. O calouro da Sauber chegou a passar Lance Stroll. O canadense, porém, retribuiu a manobra, os 2 tiveram um contato que danificou a asa dianteira de Gabriel na largada. Para piorar, Bortoleto entrou na mira dos comissários por permanecer na pista sob condições inseguras, ao ter permanecido mesmo com uma aleta da asa dianteira quebrada. O próprio Stroll teve que trocar os pneus no nono giro, depois de passar por cima da peça. Norris chega perto de brigar por vitória, mas abandona: Piastri abriu 3s4 sobre Verstappen que, por sua vez, passou a ter Norris em seu encalço. Nas 6 primeiras voltas, o inglês descontou 2s5 dos 3 segundos que chegou a ter de desvantagem em relação ao tetracampeão e o superou na volta nove, apesar de uma tentativa de defesa do holandês. Em 2 giros, Lando tirou sete décimos da diferença de 4s4 para Piastri; na volta 16, já estava a 3s1 do colega. Foi neste contexto que a corrida seguiu até o fim; a partir do segundo stint, inaugurado pela batida de Hamilton na volta 24, o inglês passou a andar em média 1s5 atrás do ritmo do colega, apesar de um pit stop lento, de 4s5, graças a uma ferramenta presa em sua roda. Outra batida inaugurou o terceiro stint dos líderes: desta vez, de Leclerc, na volta 52. O inglês conseguiu manter-se próximo da ponta, mas, a partir da volta 65 de 72, fumaça começou a sair de seu cockpit. Lento na pista, ele estacionou e deixou o carro, assegurando não apenas a vitória de Piastri mas o pódio inédito de Hadjar. Bortoleto larga em décimo terceiro colocado, mas chega em décimo quinto colocado: Mesmo tentando capitalizar a bandeira amarela acionada por Hamilton na volta 22, trocando os pneus médios pelos duros.Piastri vence com abandonos de Norris e Ferraris; Bortoleto é décimo quinto colocado. Com Verstappen em segundo lugar, prova ainda teve pódio inédito de Hadjar, calouro da Red Bull. Norris sofreu vazamento de óleo. Pole position do Grande Prêmio da Holanda, Oscar Piastri liderou de ponta a ponta para vencer a prova no domingo (31) de muito frenesi, catalisado sobretudo pelas batidas de Lewis Hamilton e Charles Leclerc. Para completar, a quebra de Lando Norris nas últimas voltas trouxe Max Verstappen ao segundo lugar e em terceiro, o calouro da Red Bull, Isack Hadjar. Gabriel Bortoleto chegou em décimo quinto colocado. Lando chegou a ser superado por Verstappen na largada, mas conseguiu recuperar a vice-liderança da corrida. Seguiu perto de Piastri por quase toda a prova, beneficiado pelos dois safety cars acionados pelas colisões das Ferraris até um vazamento de óleo tirá-lo da disputa, a sete voltas da bandeirada. Os incidentes de Hamilton e Leclerc, respectivamente nas voltas 24 e 53, abriram as portas para as 2 principais janelas de pit stops da corrida. Foi o primeiro abandono do heptacampeão com a Ferrari, após 14 Grandes Prêmios concluídos por Lewis Hamilton, de quebra, o veterano ainda foi punido com a perda de 5 posições para o Grande Prêmio da Itália por não diminuir a velocidade sob bandeira amarela, antes mesmo da corrida começar. A Ferrari não terminava uma prova sem seus 2 pilotos desde que uma quebra e uma colisão tiraram Leclerc e Carlos Sainz do Grande Prêmio do Canadá de 2024. Surpresa do dia, Hadjar largou da quarta colocação e fez uma prova sólida, defendendo-se de Charles Leclerc e de George Russell, e até ameaçando Verstappen quando o holandês estava em terceiro. Esse é o primeiro pódio da Red Bull desde a reformulação da equipe em 2024. De forma geral, também foi o primeiro da equipe-irmã da RBR desde o terceiro lugar de Pierre Gasly, no Grande Prêmio do Azerbaijão de 2021. Um calouro que não teve tanta sorte foi Gabriel Bortoleto. O brasileiro largou em décimo terceiro colocado e caiu para o fundo do grid na largada. Postergando seu último pit stop, seguiu na parte de trás até o fim da corrida. A Fórmula 1 retorna já no próximo fim de semana, em 7 de setembro, com o Grande Prêmio da Itália. A etapa é válida como a décima sexta da temporada. Restam 9 etapas para o fim do campeonato.
Momentos-chave:
A largada: O pole Piastri disparou na frente enquanto Norris, em segundo lugar, foi facilmente alcançado por Verstappen. O inglês, porém, não cedeu terreno ao rival, e o tetracampeão acabou espalhando nos metros seguintes para evitar contato. Mesmo assim, Max ganhou a posição do piloto da McLaren. Hadjar conseguiu se manter na quarta colocação à frente de Leclerc, que por sua vez, superou Russell pelo quinto posto. Quem ganhou mais posições no início da prova foi Alexander Albon, de décimo quinto colocado a décimo lugar só na primeira volta. O carro de Bortoleto demorou a responder após dar partida e, de décimo terceiro colocado, caiu para penúltimo. O calouro da Sauber chegou a passar Lance Stroll. O canadense, porém, retribuiu a manobra, os 2 tiveram um contato que danificou a asa dianteira de Gabriel na largada. Para piorar, Bortoleto entrou na mira dos comissários por permanecer na pista sob condições inseguras, ao ter permanecido mesmo com uma aleta da asa dianteira quebrada. O próprio Stroll teve que trocar os pneus no nono giro, depois de passar por cima da peça. Norris chega perto de brigar por vitória, mas abandona: Piastri abriu 3s4 sobre Verstappen que, por sua vez, passou a ter Norris em seu encalço. Nas 6 primeiras voltas, o inglês descontou 2s5 dos 3 segundos que chegou a ter de desvantagem em relação ao tetracampeão e o superou na volta nove, apesar de uma tentativa de defesa do holandês. Em 2 giros, Lando tirou sete décimos da diferença de 4s4 para Piastri; na volta 16, já estava a 3s1 do colega. Foi neste contexto que a corrida seguiu até o fim; a partir do segundo stint, inaugurado pela batida de Hamilton na volta 24, o inglês passou a andar em média 1s5 atrás do ritmo do colega, apesar de um pit stop lento, de 4s5, graças a uma ferramenta presa em sua roda. Outra batida inaugurou o terceiro stint dos líderes: desta vez, de Leclerc, na volta 52. O inglês conseguiu manter-se próximo da ponta, mas, a partir da volta 65 de 72, fumaça começou a sair de seu cockpit. Lento na pista, ele estacionou e deixou o carro, assegurando não apenas a vitória de Piastri mas o pódio inédito de Hadjar. Bortoleto larga em décimo terceiro colocado, mas chega em décimo quinto colocado: Mesmo tentando capitalizar a bandeira amarela acionada por Hamilton na volta 22, trocando os pneus médios pelos duros.

Revisão de Texto: Ana Cristina Ribeiro
O brasileiro ganhou três posições posteriormente, graças ao contato entre Carlos Sainz e Liam Lawson na retomada da disputa, e o segundo pit stop de Fernando Alonso na volta 41. Perto do fim da corrida, o calouro da Sauber apareceu em décimo terceiro colocado por postergar sua ida aos boxes. Porém, seus pneus com quase 40 giros os deixaram à mercê de rivais com médios, Esteban Ocon, Franco Colapinto e o colega Nico Hulkenberg. Por fim, ele adotou os macios na sexagésima terceira volta. Em último lugar, se beneficiou de Gasly perdendo posições e a punição de Antonelli pelo contato com Leclerc. Hamilton e Leclerc têm dia para esquecer: O primeiro desfalque da Ferrari na prova foi com Hamilton, o inglês estava em sétimo lugar perseguindo George Russell, quando passou perto demais da curva 3 e não conseguiu evitar o contato lateral com o muro.
A janela de pit stops havia sido oficialmente aberta pouco antes, entre as voltas 19 e 20, por Fernando Alonso, Yuki Tsunoda, Franco Colapinto e Nico Hulkenber. Foram sucedidos 3 giros depois por Leclerc e, sob o safety car, por Piastri, Norris, Verstappen, Hadjar e Russell. A corrida recomeçou no vigésimo sétimo giro, quando Carlos Sainz e Liam Lawson tiveram um contato, responsabilizado, o espanhol levou 10 segundos pelo contato. A partir daí, Leclerc ficou mais agressivo: visando o quinto lugar de Russell, passou com parte das rodas na zebra e forçou espaço na parte de fora da curva. A disputa, registrada pelos comissários, será analisada após a corrida. No entanto, a corrida do monegasco terminaria em menos de 25 voltas: ele fez seu segundo pit stop na volta 53, sucedendo Andrea Kimi Antonelli. Encontrou o calouro da Mercedes na mesma curva 3 que tirou Hamilton da prova e foi atingido pelo rival, rodando. O italiano levou 10s pela batida. A bandeira amarela acionada por Leclerc permitiu a Piastri, Norris, Verstappen, Hadjar, Russell e Albon pararem uma segunda vez. Na volta 54, os pilotos do fundo do grid também visitaram os boxes, incluindo Hulkenberg, que havia ultrapassado Bortoleto anteriormente.
Reportagem: Globoesporte.globo.com
Adaptação: Eduardo Oliveira



Comentários