VACINA EM SPRAY NASAL CONTRA A COVID DEVE AVANÇAR PARA TESTES CLÍNICOS
- PONTO NEWS
- 20 de jan. de 2023
- 1 min de leitura
O Incor - Instituto do Coração do Hospital das Clínicas de São Paulo recebeu recursos para a continuidade do projeto de desenvolvimento da vacina em formato de spray nasal contra a Covid-19. Segundo o instituto, o aporte de 30 milhões de reais foi aprovado pelo Ministério da Saúde e permitirá que a pesquisa avance para a fase de produção de doses para os testes clínicos em humanos.
Na atual fase do projeto, se realiza tratativas com fabricantes internacionais para a produção de doses do imunizante seguindo normas de Boas Práticas de Fabricação e escala industrial. A partir do fechamento desse acordo, será realizado o pedido de autorização junto à Anvisa, Agência Nacional de Vigilância Sanitária para o início das fases um e dois de testes em humanos. Os ensaios permitem analisar quesitos como segurança, resposta imune e o esquema vacinal mais adequado.

Imagem: Reprodução / CNN
A vacina, projetada para aplicação pelas narinas, apresenta componentes derivados do vírus que serão transportados a partir de nanopartículas. A aposta da vacina pelo formato de spray nasal tem como objetivo amplificar a imunidade no ponto mais importante da infecção: as vias aéreas. O imunizante desenvolvido através do Laboratório de Imunologia do InCor conta com a parceria da Unifesp, Universidade Federal de São Paulo e de diferentes unidades da USP: a Faculdade de Medicina, o Instituto de Ciências Biomédicas e a Faculdade de Ciências Farmacêuticas.
Fonte: CNN Brasil
Adaptação: Gabriela Rodrigues
Commenti