top of page

VÍCIO EM INTERNET PODE AFETAR COMPORTAMENTO E DESENVOLVIMENTO DE ADOLESCENTES

Adolescentes viciados em internet passam por alterações cerebrais que podem levar a mudanças de comportamento e ao aumento nas tendências de dependência. Os achados são de um novo estudo publicado na revista científica PLOS Mental Health. A pesquisa, realizada por cientistas da University College London, foi feita a partir da revisão de 12 artigos envolvendo 237 jovens de 10 a 19 anos com diagnóstico formal de dependência de internet entre 2013 e 2023. A “dependência” é definida como a incapacidade de uma pessoa resistir ao impulso de utilizar a internet, impactando negativamente seu bem-estar psicológico, bem como a sua vida social, acadêmica e profissional.

Para realizar o estudo, os pesquisadores usaram imagens de ressonância magnética funcional para inspecionar a conectividade funcional — ou seja, como as regiões do cérebro interagem entre si — em participantes viciados na internet. Essas imagens foram colhidas tanto enquanto descansavam, quanto no momento em que completavam uma tarefa. Segundo o estudo, os efeitos da dependência de internet foram observados em múltiplas redes neurais no cérebro de adolescentes.

Imagem: Anchiy/Getty Images

Houve uma mistura de aumento e diminuição da atividade nas partes do cérebro que são ativadas durante o repouso (rede de modo padrão). Por outro lado, houve uma diminuição na conectividade funcional das regiões do cérebro envolvidas no pensamento ativo (rede de controle executivo). Segundo os pesquisadores, essas mudanças podem levar a um aumento da dependência em adolescentes e a mudanças de comportamento associadas à capacidade intelectual, coordenação física, saúde mental e desenvolvimento.

 

Fonte: CNN Brasil

Adaptação: Gabriela Rodrigues

コメント


bottom of page