top of page

TAXA EXTRA DA CONTA DE LUZ NÃO DEVE SER COBRADA ATÉ O FINAL DO ANO

O ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico), por meio de seu diretor-geral Luiz Carlos Ciocchi, informou na última segunda-feira (11) que a tendência é que a bandeira tarifária elétrica fique na cor verde até o fim do ano.

Para os brasileiros isto significa que não haverá cobrança a mais na conta de luz. Vale destacar que a definição sobre a aplicação da Bandeira tarifária na conta de luz é de responsabilidade da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

As bandeiras tarifárias brasileiras variam entre as cores verde amarela e vermelha. Tendo cada uma 2 Patamares (1: mais barato, 2: mais caro), na atual conjuntura do país, entretanto está em vigor desde do ano passado a bandeira de escassez hídrica a mais cara do sistema brasileiro. Ela está inclusive acima da vermelha patamar 2.

Imagem: sinagencias.org.br

Contudo o governo anunciou na semana passada a antecipação do fim da bandeira de escassez hídrica que adiciona a conta de luz r$ 14,20 a mais a cada 100 quilowatts/hora (kWh). consumidos.

A partir do próximo sábado (16) passará a vigorar em todo o país a bandeira tarifária Verde sem custo adicional para o consumidor. As bandeiras tarifárias caminham de acordo com o custo da produção energética do país. Quanto mais gostoso é a produção maior a taxa extra aplicada na conta de energia elétrica.


Matéria: Guilherme Costa

Comentários


bottom of page