O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o atual presidente Jair Bolsonaro (PL) foram os dois candidatos mais bem votados no primeiro turno das eleições que aconteceu no último domingo (2).
Imagem: Bruno Kelly/Reuters e Bruna Prado/AP
Pela primeira vez, o pleito será decidido entre dois nomes que já comandaram o país. Será, ainda, o sétimo segundo turno em nove eleições presidenciais diretas desde a redemocratização. Com 99,99% das urnas apuradas, Lula recebeu 48,43% dos votos e Bolsonaro, 43,20%.
Para que a disputa tivesse terminado neste domingo, o primeiro colocado precisaria ter obtido 50% dos votos válidos mais um, o que não aconteceu. Agora, a definição sobre quem vai administrar o país nos próximos quatro anos acontecerá no final do mês.
Outros candidatos à presidência junto com os partidos já começaram na segunda-feira (3), a conversar sobre quem devem prestar apoio nesta fase decisiva. O segundo turno das eleições entre Lula e Bolsonaro para a presidência da República e também entre os candidatos ao governo dos estados também serão decididos.
No estado de São Paulo, os eleitores terão que escolher não só o presidente, mas também o governador do estado, que vai ser disputado entre Tarcísio (Republicanos) e Haddad (PT). O segundo turno das eleições do governo e da presidência da república acontecem no dia 30 de outubro, das nove da manhã às cinco horas da tarde.
Fonte: CNN Brasil
Adaptação: Gabriela Rodrigues
Comments