A infecção por Salmonella acontece pela ingestão de alimentos crus ou mal cozidos contaminados com fezes de animais que apresentem a bactéria. A Salmonella causa intoxicação alimentar e, em casos raros, pode provocar infecções graves. Pesquisadores do Canadá desenvolveram um teste rápido e barato para contaminação por Salmonella em frango e outros alimentos.
Imagem: Thomas Barwick/Getty Images
Os cientistas argumentam que o teste, descrito em um novo artigo na revista científica Química Aplicada, pode melhorar a segurança alimentar, reduzir o custo de processamento de aves e outros alimentos, e ajudar a limitar amplos recalls a lotes que foram especificamente identificados como contaminados. De acordo com o estudo conduzido pela Universidade McMaster, em Hamilton, no Canadá, o teste fornece resultados precisos em uma hora ou menos, sem a necessidade de acessórios ou fonte de energia, em comparação com o monitoramento atual que é feito por meio de culturas de laboratório, que exigem pelo menos um dia para produzir resultados.
Quando a solução é jogada em uma tira de teste de papel, a presença de Salmonella aparece como um tom visível de vermelho, graças a uma nova forma de biossensor, também criada pela equipe. Quanto maior a concentração de Salmonella, mais brilhante a cor aparece. Uma vez ampliado e disponibilizado para a venda comercial, o novo teste pode ser um benefício significativo para os processadores de aves. O teste também seria benéfico para garantir o processamento seguro de outros alimentos particularmente vulneráveis à Salmonella, como ovos, laticínios e carne moída.
Fonte: CNN Brasil
Adaptação: Gabriela Rodrigues
Comments