top of page

SÃO JOSÉ GANHOU, CONVENCEU E RETORNOU AO G-8 EM JOGO MARCADO POR POSSÍVEL CASO DE RACISMO

Apenas uma partida fechou a disputa da 11ª rodada da primeira fase do Paulistão Série A2 2025 na noite da ultima quinta-feira (20), mesmo fora de casa, o São José embalou a segunda vitória seguida ao bater a Portuguesa Santista, por 3 a 0, no estádio Ulrico Mursa.

Cristiano, Thiago Rubim e Alexandre Aruá, todos no segundo tempo, marcaram os gols da vitória, o duelo ficou marcado por um suporto caso de racismo contra o goleiro Tom Cristian.

Logo após os donos da casa sofrerem o terceiro gol, o goleiro ouviu alguns xingamentos e ofensas vindos da arquibancada de sua própria torcida na arquibancada que fica logo atrás do gol.

Alguns objetos também foram atirados em direção ao jogador, porém, após ouvir a ofensa racial, o arqueiro relatou o fato a arbitragem, que alguns minutos depois, deu a partida como encerrada.

Com o resultado, o São José foi aos 15 pontos e entrou na zona de classificação para o mata-mata, assumindo a oitava colocação, mas muitos times estão empatados com essa mesma pontuação.

Já a Portuguesa Santista chegou ao quarto jogo sem vitória e amarga a 14ª colocação com nove pontos, sendo o primeiro time fora da zona de reabilitação.

O primeiro tempo foi bastante disputado, com o São José em cima e a Portuguesa Santista se defendendo como podia, tanto que segurou o empate até o intervalo.

Porém, no segundo tempo tudo mudou, logo aos seis minutos, depois de um cruzamento na área, Cristiano testou firme para o fundo da rede abrindo o marcador para os visitantes.

Imagem: Flávio Hopp / Agência Briosa

Na sequência, o time visitante cresceu na partida e conseguiu ampliar aos 17 minutos, Rodrigo Varanda foi lançado perto da linha de fundo e só rolou para Thiago Rubim chegar chutando cruzado para estufar a rede.

Já aos 31 minutos, Alexandre Aruá aproveitou um escanteio cobrado na área e fechou o placar em 3 a 0 e uma reação excelente da Águia do Vale que emplacou sua segunda vitória seguida fora de casa.

Após o gol, porém, o clima do estádio Urlico Mursa ficou tenso, a confusão começou após os torcedores da própria Briosa arremessarem diversos objetos em direção aos jogadores.

Foi nessa hora que foi possível ouvir os atos racistas contra o goleiro Tom Cristian, em seguida, alguns jogadores da Portuguesa Santista até foram ao alambrado tentar contornar a situação, mas sem sucesso.

Por isso, a arbitragem e as comissões técnicas resolveram reunir os atletas no centro do gramado, enquanto isso, o trio de arbitragem conversava com o árbitro da partida.

O goleiro Tom também se recusou de voltar a atuar e com isso, momentos depois, o árbitro deu a partida como encerrada, cerca de 12 minutos antes do previsto.

As duas equipes retornam a campo no próximo domingo (23) para a disputa da 12ª rodada do Paulistão Série A2, às 16h, o São José recebe o São Bento, no estádio Martins Pereira, em São José dos Campos, um pouco mais tarde, às 17h, a Portuguesa Santista vai visitar a Ferroviária, na Arena Fonte Luminosa, na cidade de Araraquara.

Matéria: Talles Honorato

Comments


bottom of page