Várias espécies do reino animal usam estratégias curiosas para atrair parceiros. As abelhas, por exemplo, dançam, enquanto os vaga-lumes emitem luz. Um novo estudo, publicado na revista científica PNAS, mostrou que as fêmeas de uma espécie de mariposa podem ter o jeito mais inusitado para atrair parceiros: elas usam um veneno presente em uma planta.
A pesquisa investigava como as mariposas bella evoluíram para usar as toxinas da planta Crotalária, que são consumidas durante a fase de lagarta, para atrair potenciais parceiros. Essas mesmas toxinas são utilizadas para se protegerem (e, posteriormente, a seus ovos) contra predadores. As folhas e sementes da Crotalária são carregadas com um tipo particular de toxina de sabor amargo e, apesar de ser evitada por alguns animais — a toxina está entre as principais causas de morte acidental em bovinos –, e é uma fonte de alimento da mariposa bella.
Imagem: ViniSouza128/Getty Images
A forma como a espécie desenvolveu a capacidade de se alimentar de uma toxina que pode ser fatal para outros animais ainda é desconhecida pelos pesquisadores. Os pesquisadores descobriram que, quando essas mariposas estão prontas para acasalar, as fêmeas liberam uma nuvem dessas toxinas derivadas das plantas que comeram quando ainda eram lagartas. Os machos são atraídos por esse cheiro e o seguem até sua origem.
Fonte: CNN Brasil
Adaptação: Gabriela Rodrigues
Comments