Com foco no emagrecimento, é comum que as pessoas busquem estratégias sem orientação médica. A lista inclui diferentes tipos de dietas, jejuns exaustivos ou rígidas restrições alimentares. No entanto, as “fórmulas milagrosas”, disponíveis na internet, podem ter um resultado oposto ao esperado, além de aumentar os riscos de impactos negativos para o organismo. Entre as armadilhas, está a crença popular de que deixar de fazer alguma das refeições do dia pode ajudar na perda de peso.
A ideia de que comer à noite favorece o ganho de peso faz com que pessoas eliminem a refeição ou busquem substitutos como lanches, por exemplo. A nutricionista Angelica Grecco, apontou que pular refeições pode levar a quatro impactos negativos, como déficit nutricional, redução do gasto metabólico, desequilíbrios hormonais e queda no raciocínio.
Imagem: Marko Geber/Getty Images
Ao pular refeições, pode acontecer um prejuízo nos hormônios responsáveis pelo controle do apetite e do metabolismo. O hábito também pode levar a uma lentificação de raciocínio e impactar no rendimento. Para a manutenção do peso, os especialistas recomendam o consumo de uma alimentação equilibrada. A nutricionista recomendou reduzir as porções e distribuir a ingestão de calorias ao longo do dia.
Fonte: CNN Brasil
Adaptação: Gabriela Rodrigues
Comments