O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, afirmou na segunda-feira (22), em entrevista à imprensa que a vacinação contra a varíola dos macacos no país vai priorizar, em um primeiro momento, grupos específicos de profissionais de saúde que atuam diretamente no diagnóstico da doença e contato próximo com infectados.
Queiroga explicou que as 50 mil doses poderão imunizar 25 mil pessoas, devido ao regime de imunização de duas doses para a proteção contra a doença. Segundo o ministro, as vacinas serão enviadas em três remessas, com a primeira entrega prevista para o mês de setembro. A distribuição será discutida com estados e municípios. Sobre a possibilidade de expansão para outros grupos prioritários, ele afirmou que a pasta seguirá as recomendações que têm sido adotadas por autoridades sanitárias internacionais.
Imagem: Dado Ruvic/Reuters
O Ministério da Saúde está em tratativas para aquisição de vacinas e antivirais para o tratamento da doença junto às entidades internacionais, Organização Mundial da Saúde e pela Organização Pan-Americana da Saúde.
Fonte: CNN Brasil
Adaptação: Gabriela Rodrigues
Comments