O governo ucraniano voltou a pedir na última segunda-feira 28 a União Europeia uma permissão imediata e especial para que o país possa fazer parte do grupo.
"O nosso objetivo é estar ao lado de todos os europeus e, mais importante, ser igual. Estou certo de que é justo. Estou certo de que o merecemos", afirmou Zelensky em vídeo publicado nas redes sociais.
“Tenho a certeza de que é correto. Tenho a certeza de que é possível”, disse ele.
Zelensky já tinha pedido à União Europeia a integração imediata da Ucrânia no sábado (26). “Está na hora de encerrar, de uma vez por todas, a longa discussão e decidir sobre a adesão da Ucrânia à União Europeia”, escreveu Zelensky no Twitter, depois de ter conversado ao telefone com o presidente do Conselho Europeu, Charles Michel.
Imagem: Irina Yakovleva/Divulgação – ovale.com.br
Entretanto o presidente do conselho europeu Charles Michel afirmou que a possível adesão da Ucrânia a UE está gerando opiniões diferentes entre os Estados membros do grupo. Vale destacar que a busca de adesão da Ucrânia à União Europeia, esteve na origem de um conflito que levou ao afastamento do ex-presidente Viktor Yanukovych no ano de 2014.
Matéria: Guilherme Costa
Colaboração: ovale.com.br
Comments