A Prefeitura de Taubaté anunciou que o transporte complementar da cidade pode ser considerado oficialmente extinto, a medida acontece após 2 anos sem atividades dos permissionários.
Vale lembrar que o sistema estava inoperante desde o início da pandemia da covid-19 e os últimos permissionários foram desligados na semana passada. A rescisão unilateral dos contratos já foi publicada no diário oficial do município.
O transporte complementar de Taubaté foi criado há cerca de 20 anos e sua história pode ser dividida em dois períodos bem diferentes. No início de suas operações a maioria dos permissionários possuíam vans e o transporte complementar não possuía integração com o transporte público municipal fazendo com que TCTau pudesse operar em qualquer linha sem restrição de horário.
Entretanto no governo de Ortiz Júnior (PSDB) ouvir a integração entre os dois sistemas de transporte municipal este foi o primeiro baque para os permissionários, pois teriam que substituir as vans por micro-ônibus gerando um investimento de R$ 300 m por permissionário na época.
Imagem: Prefeitura Municipal de Taubaté
A ideia do atual prefeito José saud (MDB) inclusive era retomar o TCTau, porém após duas oportunidades dadas pela secretaria municipal de mobilidade para que os permissionários disponibilizassem os micro-ônibus, a pasta acabou não atendida e a prefeitura acabou rompendo unilateralmente o contrato. A TCTau informa que a prefeitura possui uma dívida de 300 mil reais com os permissionários. Dívida que foi prontamente não reconhecida pela gestão municipal.
Matéria: Guilherme Costa
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